A partir de desta semana, as empresas podem contrair crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal com juros mais baixos. O banco reduziu as taxas das operações corrigidas pela Taxa Referencial (TR) e anunciou duas linhas de crédito para o setor da construção civil, indexadas pela inflação ou pelo certificado de depósito interbancário (CDI).
Segundo a Caixa, para todas as modalidades, as taxas de juros serão definidas de acordo com o perfil e relacionamento da empresa.
As taxas dos financiamentos corrigidos pela TR caíram cerca de 30%, passando de 9,25% para 6,5%, uma queda que beneficia empresas com conta na Caixa. Para as companhias sem relacionamento com o banco, a taxa cai de 13,25% para 11,75% ao ano.
IPCA e CDI
Os financiamentos corrigidos pelo CDI ou pela inflação, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), valem para duas modalidades: imóvel na planta e plano empresário.
Para as linhas corrigidas pela inflação, as taxas variarão de IPCA mais 3,79% a 7,8% ao ano. Já os financiamentos indexados ao CDI terão modalidades de cobrança que variam de 1,48% a 5,4% ao ano.
As linhas de crédito imobiliário para pessoas jurídicas têm até 36 meses de prazo para a construção e de retorno (quando o dinheiro investido começa a ser recuperado). O tomador pode começar a pagar as parcelas em até 12 meses depois da assinatura do contrato.
LEIA MAIS
Direção da Caixa Econômica vai para o edifício Aqwa, no Porto
SP tem recorde em lançamentos e vendas de imóveis residenciais
Marinha quer construir 320 apartamentos no Porto Maravilha