Cabo Frio: 53km de trilhas pela cidade até o fim de ano | Diário do Porto

Turismo

Cabo Frio: 53km de trilhas pela cidade até o fim de ano

Trans Cabo Frio, trilha vai cruzar as belezas da cidade, de ponta a ponta. Circuito já teve seu primeiro trecho inaugurado

28 de maio de 2021


Trilha será a primeira da região a integrar o Circuito Brasileiro de Longo Percurso no Brasil (Fotos: Prefeitura de Cabo Frio)


Compartilhe essa notícia:


A Trans Cabo Frio, trilha projetada para cortar de ponta a ponta a cidade da Região dos Lagos, teve seu primeiro trecho inaugurado no último mês. O circuito tem atraído muitos turistas para caminhadas em meio à natureza, o que fortalece o ecoturismo local, modalidade que passou a ser ainda mais valorizada após a pandemia.

A primeira parte da trilha se concentra numa região conhecida como Boca da Barra, parte do Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb, área de proteção que abrange também os municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Saquarema e São Pedro da Aldeia. São os primeiros 7 quilômetros de um total de 53 quilômetros, que serão inaugurados até o final de 2021.

Trans Cabo Frio
Todo o percurso é sinalizado e feito dentro do Parque Estadual da Costa do Sol

“Serão 53 quilômetros de trilha. Não dá para fazer tudo no mesmo dia. Então, a ideia é que as pessoas passem uma ou mais noites aqui, e aproveitem também nossos outros atrativos”, comenta o secretário de Turismo de Cabo Frio, Carlos Cunha.

Trans Cabo Frio integra o Circuito Brasileiro de Trilhas

A Trans Cabo Frio é o primeiro conjunto de trilhas da região a integrar o Circuito Brasileiro de Trilhas de Longo Percurso no Brasil. No primeiro trecho inaugurado, ela começa no bairro da Ogiva e vai até a isolada Praia Brava, frequentada por naturistas e surfistas. Seguindo pelo caminho principal, o visitante chegará à rochosa Ponta do Chapéu, de frente para as ilhas do município. Em seguida, o destino final é a Caverna dos Escravos, gruta de 50 metros que, segundo relatos, serviu como abrigo aos escravos que fugiam do cativeiro.

A trilha é majoritariamente plana, por isso não inspira tantas restrições, sendo indicado para todas as idades.


LEIA TAMBÉM:

Cassinos são apoiados pela Frente do Turismo

Incentivo ao Galeão é comemorado pela Firjan e ACRJ

Mesa Brasil Sesc RJ atua contra a fome e o desperdício