BNDES vai apoiar o desenvolvimento de 79 startups | Diário do Porto


Inovação

BNDES vai apoiar o desenvolvimento de 79 startups

Projetos selecionados são em sua maioria do Rio de Janeiro e de São Paulo. BNDES Garagem conta com R$ 10 milhões no primeiro ano de funcionamento

22 de março de 2019

Programa BNDES Garagem quer apoiar o crescimento de empreendedores e pequenas empresas (Foto: BNDES/Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O BNDES publicou a relação dos 79 projetos selecionados para participar do seu programa de apoio a startups, o BNDES Garagem. Mais de 5.000 propostas foram inscritas junto ao banco, vindo de todos os Estados do país, atraídas pela iniciativa que tem um orçamento de R$ 10 milhões nessa primeira edição.

Dos 79 selecionados, 36 são do Rio de Janeiro, 16, de São Paulo, e os restantes distribuídos por mais 12 Estados. É no centro da capital fluminense que o BNDES Garagem será desenvolvido a partir de abril, em dois módulos, Criação e Aceleração.

O primeiro módulo apoiará equipes com propostas de negócios inovadores, enquanto o segundo contemplará as startups já em operação. Os selecionados contarão com estrutura física, apoio tecnológico, administrativo, jurídico, contábil e de comunicação. Também serão acompanhados por profissionais que irão compartilhar experiências e conhecimento setorial.

No início da seleção, no ano passado, o banco apontou as áreas de seu interesse para o desenvolvimento de startups, com foco em saúde e bem-estar, sustentabilidade social e ambiental, economia criativa, segurança, soluções financeiras (Fintechs), educação e IoT (Internet das Coisas).


LEIA MAIS:

Centro de Inovação BNDES escolherá gestor até abril

Fábrica de Startups estreia buscando soluções para a chuva

Ilustração mostra como poderia ser o resort integrado do Rio


Agora, ao final do processo de escolha, no módulo Criação foram selecionados 49 projetos, com forte concentração nas áreas de saúde e bem-estar, e de sustentabilidade, que contam com 10 iniciativas selecionadas em cada uma.

No módulo Aceleração, foram selecionados 30 projetos, sendo a metade distribuídos nas áreas de educação, soluções financeiras e sustentabilidade, com 5 propostas em cada uma delas.

Para a seleção dos projetos, o banco aplicou critérios que levaram em conta a oportunidade de negócio, as características e o tamanho do mercado, a consistência e o potencial de escala do modelo de startup.

O programa BNDES Garagem Aceleração terá duração de seis meses, de 08 de abril a 27 de setembro de 2019. O programa oferecerá conteúdo focado em gerar negócios com potenciais clientes e crescimento acelerado da empresa.

O programa BNDES Garagem Criação terá duração de quatro meses, de 8 de maio até 27 de setembro de 2019. Seu objetivo é transformar boas ideias em empresas, com o desenvolvimento de ao menos um Produto Mínimo Viável (MVP, na sigla em inglês), e apoiar startups para validação de produtos no mercado, primeiras vendas e o início de um ciclo de aceleração.

Para conferir a lista das startups selecionadas, acesse o site www.bndesgaragem.com.br.


/