BNDES abre inscrições para apoio a projetos culturais | Diário do Porto


Empreendedorismo

BNDES abre inscrições para apoio a projetos culturais

Banco terá R$ 2 milhões para financiamento em matchfundings, nos quais aportará R$ 2,00 para cada R$ 1,00 captado pelos próprios projetos

3 de abril de 2019

Banco apoiará projetos culturais materiais e imateriais (Fotos: André Telles/BNDES)

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O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) está selecionando projetos culturais que receberão financiamento por meio de operações de matchfunding, nas quais o banco aportará R$ 2,00 para cada R$ 1,00 captado pelos próprios autores dos projetos, até o limite de R$ 200 mil.

A iniciativa do banco, chamada de “Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural”, prevê apoiar propostas que construam legados a patrimônios culturais brasileiros.

O sucesso do programa depende da adesão da sociedade às propostas. Quanto mais contribuições seus autores conseguirem, mais o banco participará das iniciativas, que deverão ter valor mínimo de R$ 30 mil e máximo de R$ 300 mil.

Neste ano, o banco aplicará no projeto até R$ 2 milhões de seu Fundo Cultural, constituído por uma parcela do lucro da instituição. A iniciativa é resultado de uma parceria com a SITAWI Finanças do Bem e a plataforma de crowdfunding Benfeitoria, que hospeda o site do programa.


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Os objetos das propostas devem ser reconhecidos como patrimônios culturais, materiais ou imateriais. Os projetos deverão se enquadrar em uma das quatro categorias da seleção: Promoção & Inclusão; Inovação & Tecnologia; Educação & Inspiração e Preservação & Memória. As propostas serão avaliadas conforme critérios como impacto, inovação, tradição, perenidade, perfil do proponente e custo-benefício.

Podem  participar da seleção instituições sem fins lucrativos, que deverão efetuar as inscrições entre 2 de abril e 15 de agosto no site www.benfeitoria.com/bndesmais, onde estão disponíveis os detalhes do programa.

A seleção será feita entre junho e setembro, em quatro etapas. Em cada uma, um comitê curador selecionará cerca de 10 propostas que participarão de um processo de capacitação em financiamento coletivo feito pela Benfeitoria.

Durante o treinamento, receberão orientação sobre como apresentar seus projetos de forma a gerar interesse por parte do público e elaborar estratégias de mobilização de sucesso.

Após essa etapa, os projetos serão inseridos na plataforma para arrecadação junto ao público por um período entre 30 e 60 dias. Ao longo das quatro etapas serão selecionadas até 40 iniciativas.

SERVIÇO
Inscrições:
 2 de abril a 15 de agosto de 2019 em www.benfeitoria.com/bndesmais


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