Bloco desafia proibição, faz sátira à crise na Ucrânia e desfila no Porto | Diário do Porto


Carnaval

Bloco desafia proibição, faz sátira à crise na Ucrânia e desfila no Porto

Bloco “Não adianta ficar Putin” ignora determinação da Prefeitura e desfila pela Região Portuária. Agremiação fez sátira com a crise na Ucrânia

20 de fevereiro de 2022

Bloco "Não Adianta ficar Putin" ignorou regras da Prefeitura e desfilou pelo Porto (reprodução/internet)

Compartilhe essa notícia:


Em clara sátira à crise na Ucrânia e a proibição da Prefeitura a desfiles do blocos de carnaval de rua por conta da pandemia, o “Não Adianta Ficar Putin” desfilou no sábado pelas ruas da Região Portuária. O cortejo teve início às 8h da manhã e foi encerrado as 11h no Boulevard Olímpico, após intervenção dos homens da Guarda Civil Metropolitana.

No final da semana passada começaram a circular flyers nos grupos de whatsapp convidando os foliões para o cortejo clandestino que teve início na Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã. Segundo dados da Secretária de Ordem Pública, o desfile reuniu cerca de 100 foliões, a maioria sem máscara.

Ao jornal “O Globo”, o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, disse que enviou um grupo tático da Guarda Municipal e que tudo foi “resolvido com diálogo”. Carnevale também fez uma consideração sobre a festa, dizendo que “o carnaval ainda terá o seu momento de celebração, que será no fim de abril”.

Flyer do cortejo clandestino do bloco “Não Adianta ficar Putin” na Praça Mauá

Carnaval desse ano não terá bloco de rua

Com o avanço da variante Ômicron, o carnaval de rua do Rio foi cancelado em janeiro por recomendação do Comitê Científico que auxilia a o governo municipal no combate à pandemia. Representantes de blocos e agremiações carnavalescas respeitaram e entenderam a decisão, mas questionam o fato de só a folia pública ter sido cancelada.

Os desfiles das escolas de samba na Marques de Sapucaí foram transferidos para a abril. Bailes e festas fechadas pipocam pela cidade. Muitas delas inclusive organizadas por blocos de Carnaval, como a da sexta-feira da semana passada realizada no Porto pelo bloco “Vem Cá Minha Flor”. Os ensaios de escolas de samba também estão acontecendo normalmente.

Durante o Carnaval, a Cidade do Samba na Gamboa será palco da festa de abertura oficial da folia na Sapucaí. O evento contará com a apresentação dos 12 sambas-enredo das Escolas do Grupo Especial e contará com apresentação especial de dois dos mais tradicionais blocos da cidade, o Cacique de Ramos e Cordão do Bola Preta.


LEIA TAMBÉM:

Comlurb sobe a Serra para ajudar Petrópolis

Carnaval do Rio movimenta R$ 4 bilhões

A condição feminina


/