
Responsabilidade no trânsito
Na ocasião, são repassadas informações sobre a importância da responsabilidade no trânsito, tanto para futuros motoristas quanto para pedestres e ciclistas. De uma forma dinâmica, os alunos também foram alertados sobre os perigos da combinação entre álcool e direção, e ouviram depoimentos de vítimas de acidentes de trânsito, ou de familiares de pessoas mortas em acidentes automobilísticos.
Os depoimentos sensibilizaram a aluna Shaiane Braz da Silva, de 26 anos, que pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação: “A gente vê que elas tinham um futuro todo pela frente e perderam tudo em um instante. As pessoas têm que respeitar mais o outro, ser mais atentas”.
Outra demonstração apresentada na Biblioteca Parque foi desenvolvida para comprovar que o uso de celular atrapalha a concentração de quem está dirigindo.
O aluno David de Lima Silva Bezerra, de 26, foi convidado a controlar um carrinho com um controle remoto. Depois de algumas manobras, ele teve que também ler a tela do celular, e não conseguiu mais controlar o brinquedo.
“Foi bem complicado manter o foco em duas coisas ao mesmo tempo. Eu não faço isso e realmente essa experiência comprova que usar celular tira a atenção de quem está dirigindo”, avaliou David, que recebeu a Permissão Para Dirigir (PPD) há dois meses e afirmou que sempre segue as regras de segurança no trânsito.
Blitzrn educativas
As equipes do Detran e da Operação Lei Seca voltaram nesta quarta-feira à Avenida Presidente Vargas para mais uma ação de conscientização de motoristas, ciclistas e pedestres sobre necessidade de respeitar as regras e reduzir os acidentes automobilísticos, uma vez que anualmente 60 mil pessoas são mortas no trânsito.
As equipes abordaram pessoas que insistem em se arriscar atravessando a avenida em qualquer ponto, sem passar pela faixa de pedestres. Também foram abordados 300 motoristas, que receberam material educativo e foram orientados sobre cuidados como a importância do cinto de segurança e de evitar a combinação entre direção e álcool.
O engenheiro Eduardo Bitencourt de Figueiredo, de 43, ficou satisfeito com a abordagem: “Falta muita educação no trânsito. As pessoas não sinalizam manobras, param sobre as faixas de pedestres. Elas aprendem isso tudo na autoescola mas não usam mais o que aprenderam nas ruas. Faz bem parar a pessoa por dois, três minutos, para que ela possa fazer um trânsito melhor”.
Biblioteca Parque Estadual
Entre 18 e 25 de setembro, das 10h às 17h
Palestras, vídeos educativos, oficinas para crianças, jovens e adolescentes, jogo interativo sobre o risco da combinação entre celular e direção, exposição sobre a história do trânsito e sua evolução, painel interativo, distribuição de material educativo.
Dias 24 e 25 de setembro
Seminário “Nós somos o trânsito — um transito melhor no futuro”, das 10h às 16h30.
Blitzes educativas
Entre 18 a 25 de setembro, em diferentes pontos da capital. A ação é em parceria com a Operação Lei Seca e terá distribuição de material educativo.
Dia 21 de setembro:
Ação lúdica educativa no Engenhão, das 9h às 13h. O evento é voltado para crianças e será distribuído material educativo.
Dia Mundial sem Carro (22 de setembro)
Passeio ciclístico da Praça Saes Peña à Praça Quinze, das 9h às 13h, com distribuição de material educativo.
Dias 20 e 25 de setembro
Palestras “Trânsito seguro, compromisso de todos”, em empresas.
Fonte: Detran/RJ