Bienal do Livro Rio movimenta cidade a partir desta sexta-feira | Diário do Porto


Literatura

Bienal do Livro Rio movimenta cidade a partir desta sexta-feira

Premiados autores internacionais e nacionais, jornalistas, educadores e celebridades estarão presentes na 20ª edição da Bienal do Livro no Riocentro

3 de dezembro de 2021

Em sua 20ª edição, a Bienal do Livro Rio seguirá os protocolos sanitários necessários para ser um evento divertido e seguro (foto: divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Bienal do Livro Rio, maior festival de cultura e literatura do Brasil, recebe o saudoso e apaixonado público por livros a partir desta sexta-feira, 3 de dezembro, no Riocentro. O evento ocorrerá entre 9h e 22h, com limite de capacidade de público por turno e necessidade da apresentação de comprovante de vacinação, além de uso obrigatório de máscara.

A programação deste ano explora questões contemporâneas em um debate plural e democrático inspirado pelo questionamento “que histórias queremos contar a partir de agora?”. Para apoiar a construção dessas novas narrativas, a Bienal lança nesta edição a Estação Plural, espaço que vai reunir autores, artistas e formadores de opinião que transitam no ecossistema literário – literatura, poesia, narrativa, atualidades, cultura pop, diversidade, ficção e não-ficção. Todos esses painéis serão transmitidos ao vivo no site da Bienal.

Pavilhão do Rio Centro cheio de gente na Bienal do Livro
Bienal é o maior festival de cultura e literatura do País (Foto Leandro Martins/Divulgação)

Marcada para às 10h da manhã desta sexta-feira, a cerimônia de abertura da 20ª Bienal do Livro Rio terá a presença do prefeito Eduardo Paes. Grandes personalidades da literatura também estarão presentes, como o escritor Zuenir Ventura, que será homenageado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros(SNEL) e pela GL events, realizadores do evento. Além da riqueza de sua obra, Zuenir foi escolhido para essa homenagem por ter marcado presença em toda a história do festival.

Nesta mesma cerimônia, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), também será homenageada com a entrega do Prêmio José Olympio, que desde 1983 reconhece personalidades e instituições com notáveis contribuições para o mercado editorial brasileiro.

“Com seu histórico voto ‘cala boca já morreu’, ela garantiu aos autores do País a plena liberdade de publicar biografias não autorizadas, permitindo que os leitores conheçam melhor a nossa história”, explica Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL.

O jornalista e escritor Zuenir Ventura será homenageado na festa do livro (foto: reprodução)

Bienal para todos os públicos

Para os pequenos leitores, o Espaço Metamorfoses, patrocinado pela Petrobras Cultural, é inspirado nas mudanças do mundo e da leitura, trazendo uma experiência imersiva com cenários interativos, hi-tech e lúdicos, que proporcionarão a cada visitante a possibilidade de viver uma viagem literária em diversas linguagens.

Crianças com deficiência visual poderão fazer uma visita guiada neste espaço e todas as sessões da programação oficial terão tradução simultânea em libras e em formato híbrido, com o conteúdo transmitido em tempo real pelo site.

“Estamos entregando uma edição muito especial neste ano, tirada do papel com toda a responsabilidade que o momento impõe, mas trazendo toda a energia do reencontro e a potência das conexões com o universo literário e suas diferentes linguagens e temas. Nosso propósito de estimular a leitura para transformar o País está ainda mais presente, com uma programação plural e de bastante qualidade”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora da GL events, organizadora da Bienal.

Serviço

Bienal do Livro Rio

Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ;

De 03 de dezembro a 12 de dezembro de 2021;

Sextas: 9h às 22h; sábados e domingos: 10 às 22h; segunda a quinta: 09h às 21h;

Ingresso: R$ 40 (inteira)/ R$ 20 (meia-entrada);

Compra online: https://www.bienaldolivro.com.br;

Compra no local: bilheterias estarão disponíveis com ingressos limitados à venda;

Protocolo: uso de máscara será obrigatório, assim como apresentação do comprovante de vacinação.