A área em torno da Igreja da Candelária não é mais a mesma: uma instalação artística alterou a paisagem. De longe, o motorista da Comlurb Ribamar Dutra acreditava que era um túnel. Já para o seu Moacir dos Santos, pescador, era uma réplica do 14 bis, aeronave construída por Santos Dumont. Na verdade, a obra faz parte da exposição “Raiz”, que começou nesta quarta-feira 21 no Centro Cultural Banco do Brasil e no Paço Imperial.
Desde a semana passada, as mais de 1,2 mil bicicletas de aço inoxidável formam a escultura “bicicletas forever”. Para o criador, Ai Weiwei, artista plástico chinês, elas representam a liberdade. Isso porque, quando passou a infância em exílio com o seu pai, no deserto de Gabi, ter uma bicicleta era sinal de riqueza e luxo. Além disso, durante o período em que foi professor, utilizava o meio de transporte para mostrar aos alunos como eles poderiam construir com materiais diferentes do comum.

LEIA TAMBÉM:
Praça da Harmonia, a queridinha do Porto, pede atenção
MP promove debate sobre perseguição religiosa no Rio
Mondial de la Bière: 100 cervejas e outras novidades
Sob curadoria de Marcello Dantas, a ideia de fazer uma exposição com Ai Weiwei nasceu em 2011. No entanto, acabou tendo que ser interrompida por conta da detenção do artista plástico na China por três meses, seguida de uma detenção domiciliar até 2015, por conta do seu posicionamento político.
Para começar este novo projeto, Ai Weiwei impôs como condição a sua liberdade absoluta para a criação, sem precisar se submeter a qualquer avaliação prévia. A mostra conta também com outras obras produzidas ao longo da vida do artista, como “Deixando cair uma urna da dinastia Han” (1995), o registro do artista quebrando uma peça de 2 mil anos que o projetou internacionalmente; e “Uvas” (2010), instalação com 32 bancos de madeira da dinastia Qing unidos; entre outros.

Serviço:
“Ai Weiwei – Raiz”
Onde: CCBB — Rua Primeiro de Março, 66, Centro (3808-2020) e Paço Imperial — Praça XV, 48, Centro (2215-2093).
Quando: Quarta a segunda, das 9 às 21h.
Do dia 21/08 até 4/11.
Grátis – Classificação: Livre