
A nova edição do Encontro com Territórios acontece nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, às 19h30, com a presença de Rubens Casara, juiz, professor e escritor, para falar sobre o livro “Estado pós-democrático”. O projeto é realizado pela Biblioteca Estação Leitura, que fica na Estação Central do metrô.
O livro mostra que, em favor do lucro, do mercado e da circulação do capital financeiro, desapareceriam os limites ao exercício do poder e à onipotência das elites. Tendo em vista a proximidade das eleições, a conversa não poderia ser mais urgente. Os temas, direta ou indiretamente, estão na pauta dos debates com os atuais candidatos.
Na obra, Casara levanta a hipótese de que a lógica neoliberal minou as estruturas do Estado Democrático de Direito. Os impactos disso são sentidos não apenas no campo jurídico, mas também na sociedade, que, progressivamente, passa a naturalizar a opressão e o afastamento dos direitos fundamentais.
A análise feita pelo autor abarca desde a corrupção na política e a mercantilização dos limites legais até o empobrecimento da língua e do imaginário. Após a conversa com o público e o jornalista Claufe Rodrigues, Casara vai autografar os exemplares que serão distribuídos gratuitamente por meio de senhas previamente adquiridas.
O autor é juiz de direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e colunista da revista Carta Capital. Em outras edições, sempre com essa mesma dinâmica, o projeto ‘Encontro com Territórios’ recebeu nomes como Alberto Mussa, Edney Silvestre, Miriam Leitão e Nélida Piñon.
Pensamento crítico pela leitura
A iniciativa reforça a ideia de fomentar o pensamento crítico por meio da leitura ao apoiar o modelo de “lançamentos sociais”. Conversas com a escritora Ana Maria Gonçalves e o compositor, cantor e escritor Nei Lopes estão programadas para outubro e novembro, respectivamente. O livro lançado no projeto é distribuído gratuitamente aos interessados por meio de uma senha, que pode ser retirada na própria Estação Leitura às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 14h às 20h.
A Biblioteca Estação Leitura funciona às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 14h às 20h. Com quatro anos de atividade, alcançou números muito significativos. No período, foram 4.302 livros catalogados, 5.231 leitores cadastrados, 26.703 empréstimos e 9.168 renovações. Biblioteca popular, a Estação Leitura entende o livro como um instrumento fomentador de pensamento crítico e acredita que, através da leitura, é possível vislumbrar novos horizontes e refletir sobre diversos pontos de vista.
“Nosso objetivo é investir em estratégias de estímulo à leitura, formando uma base extensa de leitores, além de estimular o pensamento crítico por meio destes encontros, que costumam reunir mais de cem pessoas em cada edição. Acreditamos que, ao receberem as obras, os leitores criam uma sensação de pertencimento e passam a desenvolver um vínculo afetivo com o livro e seus autores”, ressalta Cristina Oldemburg, gestora da Estação Leitura.
Sobre o autor
Rubens Casara é carioca e possui graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1995), mestrado em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes (2003) e doutorado em Direito pela UNESA/RJ (2011). Tem experiência em Direito Processual Penal, atuando principalmente em temas como Processo Penal, Hermenêutica, Poder Judiciário e Sociedade Brasileira. É também juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e fundador do Movimento da Magistratura Fluminense pela Democracia. Além de “Estado pós-democrático”, escreveu “Mitologia e Processo Penal”, “Teoria do Processo Penal Brasileiro” e “Prisão e Liberdade”.
Serviço:
Encontro com Territórios recebe Rubens Casara
Local: Biblioteca Estação Leitura – estação Central do metrô, ao lado do quiosque Empada com Arte
Dia: 27 de setembro de 2018
Horário: 19h30
Distribuição de senhas para receber o livro são retiradas no próprio local, antecipadamente