Baixe o Guia do Sebrae para negócios de impacto | Diário do Porto

Empreendedorismo

Baixe o Guia do Sebrae para negócios de impacto

Sebrae Rio preparou o Guia para orientar empreendedores e investidores em negócios de impacto, segmento com tendência de crescimento nos próximos 2 anos

1 de junho de 2021


Sebrae Rio realiza programa on-line para capacitação de empreendedores (Divulgação)


Compartilhe essa notícia:


Cerca de 10% dos 1.272 pequenos negócios de impacto socioambiental mapeados no Brasil estão presentes no Estado do Rio de Janeiro. São empreendimentos voltados a criar soluções que possam beneficiar a sociedade, um segmento que tem crescido em tempos de pandemia. Para ajudar empreendedores ou interessados em investir em negócios de impacto, o Sebrae Rio lança a segunda edição do Guia “Negócios de Impacto: Ofertas de Capitalclique aqui e baixe gratuitamente.

Na elaboração do Guia, com 137 páginas, o Sebrae Rio realizou uma análise de mercado e filtrou as principais reivindicações desses empreendedores e de possíveis investidores. Nos atendimentos da instituição, os empresários questionavam que não encontravam os instrumentos financeiros adequados para aporte dentro das empresas. Já os investidores relatavam que tinham os meios, mas não encontravam candidatos.

O guia resolve essa questão e apresenta os principais recursos disponíveis no mercado, junto com uma indicação sobre qual o melhor estágio do negócio para acessar esses mecanismos, além de contar com dicas e entrevistas com investidores e empreendedores que já captaram recursos. A publicação ainda orienta sobre como modelar o negócio e a definir a missão da empresa.

Com o apoio do Sebrae e a elaboração do guia, essas empresas encontram instrumentos financeiros para diferentes estágios, além de um passo a passo sobre essas etapas de desenvolvimento de um negócio. Assim como uma startup, empresas de impacto socioambiental passam por fases de testar, validar, entender e adaptar seu produto ao mercado.


LEIA TAMBÉM

Mesa Brasil Sesc RJ atua contra a fome e o desperdício

Studio Aqwa: a fuga do home office em grande estilo

Em debate, moradores apoiam Parque Sustentável da Gávea


Sebrae Rio vê oportunidades de negócio

De acordo com o Sebrae Rio, a pandemia trouxe lições para os pequenos negócios. A crise provocada pela Covid-19 gerou oportunidades para o empreendedorismo de impacto. A intenção desse modelo de negócio é resolver um problema social ou ambiental. A expectativa é que mais empresas com esse perfil sejam criadas até o fim do ano e haja um aumento ainda maior nos próximos dois anos.

“Por isso é importante que conteúdos e materiais práticos sejam preparados para esses empreendedores. Para preparar esses empreendedores, o guia vai apresentar essas ofertas, quem está oferecendo e traduzir termos técnicos para um melhor entendimento de quem busca esses recursos. Ainda temos um capítulo dedicado às experiências dos empresários que conseguiram investimento”, explica Juliana Oliveira, analista do Sebrae Rio.

O guia foi lançado em recente seminário virtual promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para discutir o papel dos negócios de impacto social. “No segundo semestre, a instituição terá várias ações específicas para estimular a ideação de novos modelos de negócios que querem aliar a resolução de um problema com o retorno financeiro”, antecipa Juliana.