Bafo da Prainha é o 1º boteco do Porto campeão do Comer & Beber | Diário do Porto


Gastronomia

Bafo da Prainha é o 1º boteco do Porto campeão do Comer & Beber

Em 25 anos de Comer & Beber, Bafo da Prainha é o primeiro botequim da Região Portuária a conquistar o prêmio, um dos mais cobiçados da gastronomia carioca

21 de outubro de 2021

Momento em que Raphael Vidal comemora vitória do seu Bafo da Prainha no prêmio Comer & Beber, da Veja Rio (reprodução/youtube)

Compartilhe essa notícia:


O concurso “Comer & Beber”, da Veja Rio, elegeu o Bafo da Prainha o melhor botequim do Rio de Janeiro. E não é uma vitória qualquer, não. É a primeira vez nos 25 anos do prêmio que um bar da Região Portuária fatura a mais desejada premiação gastronômica da cidade. Aliás, de uns tempos para cá, o Porto está se especializando em prêmios. Dias atrás, a Time Out, publicação referência mundial no segmento life style, elegeu a Saúde, porta de entrada da região e endereço do Bafo da Prainha, como o bairro mais legal do Brasil e o 25º melhor do mundo. Detalhe. Foi o único do País citado na lista.

A conquista do Bafo, boteco que Raphael Vidal abriu durante a pandemia no Largo São Francisco da Prainha, fica ainda maior quando se olha para o segundo e o terceiro colocados do concurso. Colado nele veio o Bar da Frente, um patrimônio etílico-gastronômico da Praça da Bandeira que, entre outras delícias, serve o melhor Bolovo, bolinho de carne com ovo, do Leme ao Pontal. O terceiro da lista é simplesmente o Cachambeer, birosca que arrasta multidões para o subúrbio, no meio dela até o prefeito Eduardo Paes, para devorar sua irresistível costela no bafo. Para desbancar esses gigantes o Bafo teve que queimar muito carvão na churrasqueira. Dela saem os espetinhos, tira-gostos e pratos que garantiram a placa do Comer & Beber como o Churrasco no Pote, Galeto Suingue, Costelinha no Bafo com Arroz Biro-Biro e Sacanagem no Palito, entre outras tentações.


LEIA TAMBÉM:

Paes defenderá Galeão em sessão do Senado

Escola Firjan SESI abre mais de 2 mil vagas no Estado

Alerj debate futuro da concessão das Barcas


O Bafo vai esquentar. Mais ainda!

Com o título, o que já era cheio vai ficar superlotado. Bares vencedores de concursos como o Comer & Beber e Comida di Buteco costumam receber novos clientes para conhecer o que fez a fama e deu a vitória para casa. Nos finais de semana já está meio difícil conseguir uma mesa no Bafo. Mas são coisas de bar campeão e que ainda está instalado no bairro mais legal do Brasil. Mas como diz Lenine em “Lá e Cá”, música dele com Serginho Natureza, e que o DIÁRIO DO PORTO se apropria para um livre adaptação, “você já foi à Prainha nega?/não!/tem que ir/tem que ir”