Assespro-RJ realiza 8ª edição de “Cities of Tomorrow” | Diário do Porto


Inovação

Assespro-RJ realiza 8ª edição de “Cities of Tomorrow”

Assespro-RJ realiza “Cities of Tomorrow”. Evento irá debater ideias e projetos para o desenvolvimento das cidades inteligentes

16 de agosto de 2021

Evento na Assespro RJ irá debater futuro das cidades inteligentes (Deposit Photos)

Compartilhe essa notícia:


A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação-(Assespro-RJ) promove nas próximas quarta e quinta-feira a 8ª edição do “Cities of Tomorrow”, um dos principais eventos internacionais para o setor de tecnologia da informação e comunicação para as cidades inteligentes.

A conferência contará com a presença de participantes internacionais, novas ideias e inovações. A palestra de abertura será uma apresentação simulando um plano de voo para uma cidade se tornar mais inteligente, sustentável e desenvolvida, como explica Maria Luiza Reis, presidente da Assespro-RJ.

“Falaremos sobre o GAIA-X, projeto internacional com participação dos governos de Brasil e Alemanha. Teremos vários painéis debatendo inovações como o carro voador da Embraer,5G, infraestrutura de internet, iniciativas de sucesso no Brasil e no exterior e inovações para sustentabilidade”, conta Maria Luiza.

O GAIA-X é um ecossistema digital autorregulado pela fundação Associação GAIA-X, uma organização internacional sem fins lucrativos (AISBL) criada por 22 membros fundadores, entre os quais empresas com atuação global como BMW, Bosch, IMT, Orange, SAP e Siemens. Desde então, mais de 200 corporações e organizações de pesquisa solicitaram a adesão à associação. O GAIA-X busca definir um padrão global em infraestrutura para data spaces que assegure os direitos dos titulares dos dados (pessoais e não pessoais) e garanta a seus usuários não apenas a soberania e interoperabilidade de dados, mas também a liberdade de escolha entre provedores.


LEIA TAMBÉM:

A Noite e Capanema são as joias do “feirão” da União

Senac RJ realiza evento “back end front”

Estado do Rio lidera ranking de serviços em junho, aponta IBGE


A interoperabilidade do GAIA-X permitirá que indústrias e empresas orientadas por novos modelos de negócio baseados em dados troquem seus dados produtivos em ecossistemas seguros com base nos padrões de proteção de dados e privacidade da União Europeia. A confiança dos titulares dos dados nesta robustez do sistema permite não apenas o surgimento e o avanço de inovações nos mercados de cidades inteligentes, mas também o aumento de oportunidades de mercado para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e startups.

“Cities” debate intercâmbio Brasil x Alemanha

A ECO, uma das principais entidades de tecnologia da Alemanha, irá dar um “spolier” do estudo recém-concluído de cidades inteligentes no país. Nesse painel, vai se destacar os casos de sucesso na aplicação de soluções para cidades inteligentes e como o projeto vai ajudar no aumento do fluxo de negócios entre países da Europa e outros continentes.

O evento tem como objetivo trazer à tona as novas formas de lidar com o mundo e será exibido totalmente online e ao vivo, possibilitando que o público possa acompanhá-lo onde estiver. A programação e as inscrições estão disponíveis no site: https://bit.ly/citiesoftomorrow2021

Cities of Tomorrow 2021

Data: 18 e 19 de agosto de 2021

Horário: Das 9h às 18h (confirmar)

Informações e inscrições: https://www.exbinar.com.br:863/App/Seminarios/Seminario