As novas profissões no mundo dos jogos | Diário do Porto


Inovação

As novas profissões no mundo dos jogos

Jogos eletrônicos saem do nicho para ganhar a cultura popular. Competições de e-sports movimetam bilhões, e os brasileiros já conquistaram destaque

29 de março de 2019

Rogers Arena na International 2018, uma das maiores competições de e-sports (Dota2 The Internacional)

Compartilhe essa notícia:


Por André Simonsen

Ao longo das últimas décadas, os jogos deixaram de vez o status de indústria de nicho e se tornaram parte integral da cultura popular. Com a entrada do mundo dos games no mainstream, novas profissões surgiram e hoje em dia é possível encontrar diversos profissionais bem-sucedidos que dedicam suas carreiras a esse setor.

Competições de e-sports movimentam bilhões

Uma das principais profissões a sair do mundo dos jogos é o competidor profissional de esportes eletrônicos. A história dos e-sports abrange mais de uma década e muita coisa mudou nesses anos.

No início os valores eram modestos, mas hoje em dia essa indústria movimenta bilhões de dólares todos os anos e o número de espectadores das suas partidas, que podem ser acompanhadas de qualquer lugar do mundo pela internet, já está começando a competir com as modalidades tradicionais.

Além de inúmeros telespectadores espalhados pelo globo, ainda existem fãs dispostos a acompanhar seus competidores favoritos ao vivo e até mesmo viajar para acompanhar seus heróis durante os diversos torneios e campeonatos anuais.

Para se ter uma ideia dos valores e do público, o The International de 2018, final anual do game Dota 2 e uma das principais competições da modalidade, distribuiu mais de 25 milhões de dólares e foi assistida por mais de 20.000 espectadores na Rogers Arena e mais de 15 milhões de pessoas no stream online.

Atletas profissionais alcançam o status de estrelas

Um dos grandes motivos para a popularização são os competidores profissionais, que são os personagens principais de narrativas tão emocionantes quanto as de modalidades mais tradicionais.

No próprio The International deste ano ocorreu uma clássica “história de zebra” quando a OG, uma equipe que se classificou através das eliminatórias abertas, conquistou seu primeiro título na competição em face da favorita chinesa PSG.LGD.

Brasileiros também se destacam na modalidade

No Brasil não é diferente e vários competidores brasileiros também conquistaram posições de destaque nessa profissão. O principal game competitivo por aqui é Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), que conta com o maior número de atletas nacionais no ranking de premiações em dinheiro da e-Sports Earnings.

Um dos maiores campeões brasileiros em CS:GO é Gabriel Toledo (FalleN). O paulistano é líder da prestigiada equipe SK Gaming e já ficou em diversos top 5 de melhores atletas do mundo.

steamXO/“PES é um dos grandes sucessos  em território nacional”
PES é um sucesso no Brasils  em território nacional”

 

Outros sucessos em território nacional são os jogos de futebol FIFA e Pro Evolution Soccer (PES), especialmente levando em conta que o país conta com uma das maiores estrelas mundiais no segundo game. Trata-se de Guilherme Fonseca (GuiFera), paulista nascido em Jáu que já conquistou um vice-campeonato no PES e acumulou quase 1 milhão de reais em premiações ao longo da carreira.

 

gORDOx, um dos principais streamers casuais do Brasil
gORDOx, um dos principais streamers casuais do Brasil (Matheus Ramos/divulgação)

 

Streams de jogos casuais ganharam destaque

Não foram apenas os competidores profissionais e grandes torneios que conquistaram espaço no mainstream e a geração de empregos diretos e indiretos no mundo dos jogos vai muito além deles.

Outra área que ganhou muito destaque nos últimos anos é a de streams de jogos casuais. Apesar de também contar com jogos competitivos, o principal ponto desse tipo de transmissão é assistir o streamer jogar e acompanhar suas reações.

Assim como as competições de e-sports, os números relacionados aos streamings de games são cada vez maiores e podem ser comparados aos alcançados pela mídia tradicional.

Personalidade e carisma do streamer contam muito

Os grandes destaques internacionais são Felix Arvid (PewDiePie) e Tyler Blevins (Ninja), respectivamente os maiores streamers de jogos casuais do YouTube e do Twitch.

O primeiro transmite todo tipo de jogos enquanto o segundo é especializado apenas na nova sensação mundial Fortnite, um fato que mostra a diversidade de canais e ressalta a importância da personalidade do apresentador para o sucesso.

O futuro é promissor para as profissões ligadas ao e-sport (SteelSeries)
O futuro é promissor para as profissões ligadas ao e-sport (SteelSeries)

Brasileiros se destacam 

O Brasil também conta com diversas sensações nacionais nesse meio, com destaque para Rafael Lange (Cellbit) e Willian Lemos (gORDOx). Cellbit costuma variar os títulos de suas transmissões enquanto gORDOx é especializado em League of Legends, game pelo qual também costuma competir de maneira profissional.

Futuro repleto de oportunidades

Um dos principais benefícios da inovação tecnológica é a geração de valor e criação de empregos e novas profissões onde antes nada existia. É impossível prever o futuro com certeza absoluta, mas se o passado da indústria dos jogos for qualquer indicativo do seu sucesso, ele parece muito promissor para todos os envolvidos.

 


/