Diário do Porto

ArtRio 2024: confira as maiores novidades desta edição

ArtRio 2024 vai dar visibilidade a artistas fora do eixo SP-RJ — Foto: Divulgação

ArtRio 2024 vai dar visibilidade a artistas fora do eixo SP-RJ — Foto: Divulgação

A 14ª edição do ArtRio, um dos eventos de arte mais importantes da América Latina, vai acontecer entre os dias 25 a 29 de setembro, na Marina da Gloria. Neste ano, a feira de arte terá mais de 100 expositores, um novo projeto arquitetônico com espaços maiores para a área externa e uma galeria dedicada a representar artistas fora do eixo Rio–São Paulo, projeto com curadoria de Paula Borghi que faz parte do programa Brasil Contemporâneo.

Por meio deste programa, o ArtRio 2024 vai ter pela primeira vez espaços dedicados à arte indígena. A galeria Carmo Johnson Projects terá um estande com o Coletivo MAHKU, do Movimento dos Artistas Huni Kuin, e obras das artistas Kaya Agari, da etnia Kurâ-Bakairi, e Kássia Borges. Além disso, a Christal Galeria terá exclusivamente artistas indígenas em sua curadoria, incluindo as obras de Ziel Karapotó, da Reserva Indígena Marataro Kaetés, e Olinda Tupinambá, do povo Tupinambá. 

“Queremos trazer para a feira artistas de todas as regiões do país e mostrar a grande pluralidade da produção artística brasileira. É importante que o público reconheça a riqueza que temos no país, com artistas inspiradores e que traduzem em suas obras nossa história como sociedade e como nação”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Programação

O evento vai contar com mais três programas especiais. O programa SOLO, de curadoria de Ademar Britto, é dedicado a apresentação de projetos originais de artistas selecionados. Enquanto isso, o programa Panorama é focado em galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea. Por último, o programa Expansão foi feito para valorizar as instituições que trabalham com a arte como forma de inclusão social.

No primeiro dia da feira, serão apresentados os vencedores do Prêmio Foco ArtRio 2024, que selecionou 5 artistas para participarem de um estande de 60 metros quadrados na ArtRio 2024. Ao longo da semana, o Rio de Janeiro será palco de eventos paralelos ao que acontece na Marina da Glória, como exposições, performances e visitas guiadas em outros bairros da cidade.

Serviço

Mais informações em: www.artrio.com


LEIA TAMBÉM:

A Gentil Carioca presenteia o Centro com obras de 60 artistas

Beco das Letras é o seu próximo rolê cultural no Centro

Marina da Glória abre as portas para Semana do Meio Ambiente

Sair da versão mobile