Arte urbana fecha parte de avenida domingo no Porto | Diário do Porto


Arte

Arte urbana fecha parte de avenida domingo no Porto

Idealizadores do projeto Rua Walls esperam que o evento vire uma atração fixa e se torne opção de lazer nos finais de semana no Porto

11 de dezembro de 2021

Evento de grafite e arte urbana fecha parte da Avenida Rodrigues Alves neste domingo (foto: Gabriel Monteiro)

Compartilhe essa notícia:


O Rua Walls, projeto urbanístico pioneiro na Região Portuária desde 2010, fechará um trecho de 1,5 km da Avenida Rodrigues Alves neste domingo, das 10h às 17h. Com isso. o público poderá presenciar pinturas de murais inéditas ao vivo, além de diversas atrações gratuitas. “Queremos abrir as ruas, diminuir o fluxo de carros e devolver a cidade para o pedestre”, explicou André Bretas, um dos idealizadores do projeto, esperando que esse espaço se torne uma atração fixa no Porto, tal qual o viaduto do Minhocão, em São Paulo.

As atrações culturais confirmadas para o domingo são equipes de skate e de bike, slam, batalha de rimas, DJs e roda de samba. O domingo ao ar livre ainda contará com a participação de grupos de dança e terá um tour de grafite feito por guias locais.

Museu de Arte do Porto tem plataforma digital

Além disso, o Rua Walls se prepara para inaugurar 22 painéis de grafites intercalados num percurso de 1,5 km, do lado oposto da avenida. Alguns ficarão prontos no dia 12 de dezembro, enquanto outros serão finalizados no dia 22 de dezembro. As obras integrarão o Museu de Arte Urbana do Porto (MAUP), uma plataforma digital que mapeou os murais da região e pode ser acessada no link: Maup | Maup Rio – Museu de Arte Urbana do Porto.

Rua Walls quer fechar Avenida Rodrigues Alves nos finais de semana (foto: Gabriel Monteiro)

MAUP`é uma plataforma digital, que traz mais de 50 murais da região do Porto catalogados e mapeados. Espalhados pelas imediações de Santo Cristo, Gamboa e Boulevard Olímpico, os grafites podem ser conferidos em dois roteiros distintos para serem feitos a pé.

Através da plataforma, os amantes de arte urbana podem agendar visitas guiadas (mínimo de 2 pessoas) e conhecer um pouco mais sobre as obras e os artistas. Na galeria, além de imagens dos murais, o visitante encontra a descrição, título, data da pintura.


LEIA TAMBÉM:

Coletivo de autores assina livro sobre “novo normal” pandêmico

Alerj irá propor lei para reduzir ICMS de querosene de helicópteros

Gigante Antonov traz 40 toneladas de carga para a indústria do RJ

 

 


/