Arte urbana e tour pela Providência | Diário do Porto


Sem categoria

Arte urbana e tour pela Providência

O destaque da programação cultural deste fim de semana é o evento Galeria Providência, no sábado, com muita arte urbana, oficinas de grafite e stencil, e ainda um tour pela primeira favela do Rio. Vai ter até microfone aberto para duelo de poesia. Imperdível!  Confira agora as dicas para este feriadão.

30 de maio de 2018



Compartilhe essa notícia:


Artista pintando um quadro de arte urbana
Arte urbana é o foco do evento Galeria Providência. Fotos: Divulgação

O destaque da programação cultural deste fim de semana é o evento Galeria Providência, no sábado, com muita arte urbana para a galera, oficinas de grafite e stencil e ainda um tour pela primeira favela do Rio de Janeiro. Vai ter até microfone aberto para duelo de poesia. Prepare seus versos, porque é imperdível!  Confira agora as dicas de lazer e cultura do GUIA MARAVILHA para este feriadão.

QUINTA, 31/05

Retrato da cantora Monica Mac sorrindo

Trapiche Gamboa – Neste feriado, o Trapiche Gamboa traz  para os amantes da boa música brasileira a cantora Monica Mac. Referência no cenário do #samba niteroiense, ela conquistou um público exigente com sua forte voz e seu jeito peculiar e empolgante de se apresentar. Acompanhada por Almir Sodré, Hernani Valente e Joel Araújo, é ela quem comanda a roda que fecha o mês de maio. A casa abre às 20h30 e o show tem início às 22h30. O Trapiche Gamboa fica na rua Sacadura Cabral, 155, perto (500 metros) da estação do VLT Parada dos Navios.

 

SEXTA, 01/06

Fotógrafa Valda Nogueira mostra um de seus trabalhos
Valda Nogueira e uma de suas obras.

Centro Cultural Pequena África – Para você que trabalha nesta sexta-feira ou que está passeando pela Zona Portuária, a dica é a exposição da fotógrafa Valda Nogueira, moradora do Santo Cristo. A exposição Porto: entre os espíritos e os peixes, conta a história da relação entre a religiosidade e o mar. A mostra itinerante fica até dia 29/06 no Centro Cultural Pequena África. A visitação é gratuita e deve ser agendada pelo e-mail: exposicaoporto@gmail.com.

Katia Preta segura seu trombone
Katia e seu trombone

Trapiche Gamboa – Vamos de Trapiche de novo, porque a programação por lá está muito boa! Pela primeira vez na casa, o Samba da Preta, da trombonista Kátia Preta (com quase 30 anos de carreira), chega com seu repertório  vasto, que prioriza o samba, mas apresenta uma mistura com o soul e a MPB. O point abre às 19h30, com show às 22h30. O Trapiche Gamboa fica na rua Sacadura Cabral, 155, perto (500 metros) da estação do VLT Parada dos Navios.

 

SÁBADO, 02/06

Hugo: produtor cultural

Galeria Providência – Nova edição do evento Galeria Providência neste sábado, traz muita arte urbana e história. O evento foi idealizado por Hugo Oliveira, morador da comunidade, artista-dançarino, pesquisador de cultura urbana e produtor cultural. O agito será na escadaria Rego Barros, patrimônio tombado pelo IPHAN. Nos muros do local, conhecido como Escadão, haverá a criação de painéis de grafites e um aulão aberto cruzando a infância do escritor Machado de Assis com a história do morro. Haverá ainda oficinas de stencil e microfone aberto para música, poesia e slam (duelo de poesia). Os artista convidados são: Cazé, Acme, O Airá Crespo, Marcelo Macedo (Mack), Cabocla, Dolores, OM, David Baltar, Coletivo Nata Máfia e TPM Crew.

Cazé é um dos artistas do grafite convidados.

Um dos grandes momentos do evento é o tour pela Providência, para conhecer a história da primeira favela do Rio. O passeio será conduzido pelo morador e guia de turismo Cosme Fillipsen, em parceria com a designer, guia de turismo e organizadora da Rio Street Art, Nina Chini Gani. O aulão da Galeria da Providência 2 será ministrada por Maurício Hora, morador e fotógrafo que retrata a vida pelos becos da favela; e por Pedro Guilherme, professor de sociologia da rede pública estadual e um dos fundadores do pré-vestibular Machado de Assis. A mediação será de Elen Ferreira, moradora e professora da rede pública municipal de ensino.

10h – Início do evento: seleção dos muros e início das pinturas de painéis e lambe lambe
10h30 – Passeio turístico: Saída do Mc Donald’s da Central do Brasil [R$ 40]
13h30 – Retomada das atividades
14h – Abertura do microfone
15h – Oficina de stencil: I Love MP
16h – Aulão história do Morro da Providência, na escadaria Rego Barros
17h – Microfone aberto para música, slam e poesia
18h – Encerramento

Feira do Rio Antigo – A tradicional Feira Rio Antigo estará em ritmo de Copa do Mundo, com vários produtos inspirados no campeonato, como almofadas temáticas. O evento vai das 10h às 19h e toma conta da Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde do Rio Branco. O clima junino está garantido, com o forró ao vivo do Trio Ustrês, a partir das 16h30,  no espaço montado em frente à Praça Emilinha Borba (esquina da Rua do Lavradio com Rua do Senado). O passeio pelo Centro do Rio Antigo é também uma excelente alternativa para os apreciadores de arquitetura, já que a região conserva seus casarões antigos. As lojas e restaurantes dos arredores também ficam abertos.

Fábrica Bhering – A cada primeiro sábado do mês, de 13h às 20h, acontece o Circuito Interno Bhering, convite para visitar lojas e ateliês, além de se deliciar com as opções gastronômicas no pátio da fábrica. Quem visitar a Fábrica Bhering neste sábado terá a oportunidade de explorar os 10 mil m² desse histórico prédio dos anos 30, repleto de inspiração. Entre as atrações, estão os corredores com antigas máquinas de chocolate e o famoso terraço com vista panorâmica da Zona Portuária do Rio. Entre as lojas, destacam-se a Fécula Acessórios; Meu BB Galeria de Arte; Espaço InSana Arte e Café; e a Cevaderia, Cervejaria Artesanal. A Fábrica Bhering fica na Rua Orestes, 28 – Santo Cristo.


/