
O destaque da programação cultural deste fim de semana é o evento Galeria Providência, no sábado, com muita arte urbana para a galera, oficinas de grafite e stencil e ainda um tour pela primeira favela do Rio de Janeiro. Vai ter até microfone aberto para duelo de poesia. Prepare seus versos, porque é imperdível! Confira agora as dicas de lazer e cultura do GUIA MARAVILHA para este feriadão.
QUINTA, 31/05
Trapiche Gamboa – Neste feriado, o Trapiche Gamboa traz para os amantes da boa música brasileira a cantora Monica Mac. Referência no cenário do #samba niteroiense, ela conquistou um público exigente com sua forte voz e seu jeito peculiar e empolgante de se apresentar. Acompanhada por Almir Sodré, Hernani Valente e Joel Araújo, é ela quem comanda a roda que fecha o mês de maio. A casa abre às 20h30 e o show tem início às 22h30. O Trapiche Gamboa fica na rua Sacadura Cabral, 155, perto (500 metros) da estação do VLT Parada dos Navios.
SEXTA, 01/06

Centro Cultural Pequena África – Para você que trabalha nesta sexta-feira ou que está passeando pela Zona Portuária, a dica é a exposição da fotógrafa Valda Nogueira, moradora do Santo Cristo. A exposição Porto: entre os espíritos e os peixes, conta a história da relação entre a religiosidade e o mar. A mostra itinerante fica até dia 29/06 no Centro Cultural Pequena África. A visitação é gratuita e deve ser agendada pelo e-mail: exposicaoporto@gmail.com.

Trapiche Gamboa – Vamos de Trapiche de novo, porque a programação por lá está muito boa! Pela primeira vez na casa, o Samba da Preta, da trombonista Kátia Preta (com quase 30 anos de carreira), chega com seu repertório vasto, que prioriza o samba, mas apresenta uma mistura com o soul e a MPB. O point abre às 19h30, com show às 22h30. O Trapiche Gamboa fica na rua Sacadura Cabral, 155, perto (500 metros) da estação do VLT Parada dos Navios.
SÁBADO, 02/06

Galeria Providência – Nova edição do evento Galeria Providência neste sábado, traz muita arte urbana e história. O evento foi idealizado por Hugo Oliveira, morador da comunidade, artista-dançarino, pesquisador de cultura urbana e produtor cultural. O agito será na escadaria Rego Barros, patrimônio tombado pelo IPHAN. Nos muros do local, conhecido como Escadão, haverá a criação de painéis de grafites e um aulão aberto cruzando a infância do escritor Machado de Assis com a história do morro. Haverá ainda oficinas de stencil e microfone aberto para música, poesia e slam (duelo de poesia). Os artista convidados são: Cazé, Acme, O Airá Crespo, Marcelo Macedo (Mack), Cabocla, Dolores, OM, David Baltar, Coletivo Nata Máfia e TPM Crew.

Um dos grandes momentos do evento é o tour pela Providência, para conhecer a história da primeira favela do Rio. O passeio será conduzido pelo morador e guia de turismo Cosme Fillipsen, em parceria com a designer, guia de turismo e organizadora da Rio Street Art, Nina Chini Gani. O aulão da Galeria da Providência 2 será ministrada por Maurício Hora, morador e fotógrafo que retrata a vida pelos becos da favela; e por Pedro Guilherme, professor de sociologia da rede pública estadual e um dos fundadores do pré-vestibular Machado de Assis. A mediação será de Elen Ferreira, moradora e professora da rede pública municipal de ensino.
10h – Início do evento: seleção dos muros e início das pinturas de painéis e lambe lambe
10h30 – Passeio turístico: Saída do Mc Donald’s da Central do Brasil [R$ 40]
13h30 – Retomada das atividades
14h – Abertura do microfone
15h – Oficina de stencil: I Love MP
16h – Aulão história do Morro da Providência, na escadaria Rego Barros
17h – Microfone aberto para música, slam e poesia
18h – Encerramento
Feira do Rio Antigo – A tradicional Feira Rio Antigo estará em ritmo de Copa do Mundo, com vários produtos inspirados no campeonato, como almofadas temáticas. O evento vai das 10h às 19h e toma conta da Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde do Rio Branco. O clima junino está garantido, com o forró ao vivo do Trio Ustrês, a partir das 16h30, no espaço montado em frente à Praça Emilinha Borba (esquina da Rua do Lavradio com Rua do Senado). O passeio pelo Centro do Rio Antigo é também uma excelente alternativa para os apreciadores de arquitetura, já que a região conserva seus casarões antigos. As lojas e restaurantes dos arredores também ficam abertos.
Fábrica Bhering – A cada primeiro sábado do mês, de 13h às 20h, acontece o Circuito Interno Bhering, convite para visitar lojas e ateliês, além de se deliciar com as opções gastronômicas no pátio da fábrica. Quem visitar a Fábrica Bhering neste sábado terá a oportunidade de explorar os 10 mil m² desse histórico prédio dos anos 30, repleto de inspiração. Entre as atrações, estão os corredores com antigas máquinas de chocolate e o famoso terraço com vista panorâmica da Zona Portuária do Rio. Entre as lojas, destacam-se a Fécula Acessórios; Meu BB Galeria de Arte; Espaço InSana Arte e Café; e a Cevaderia, Cervejaria Artesanal. A Fábrica Bhering fica na Rua Orestes, 28 – Santo Cristo.