Exposição fotográfica da Rede Biomar é atração no AquaRio | Diário do Porto


Meio Ambiente

Exposição fotográfica da Rede Biomar é atração no AquaRio

Mostra fotográfica gratuita promovida pelas entidades da Rede Biomar reúne imagens dos maiores projetos de conservação marinha do País

29 de dezembro de 2021

Foto da exposição da Rede Biomar que entra em cartaz sexta-feira no AquaRio (divulgação/Baleia Jubarte)

Compartilhe essa notícia:


Quem visitar o AquaRio nesses últimos dias de 2021 poderá conferir imagens especiais da biodiversidade marinha brasileira na exposição promovida pela Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha – Rede Biomar. A mostra “Biomar: um legado para a humanidade, reúne os maiores projetos de conservação marinha do Brasil: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. A programação conta ainda com uma série de atividades. A abertura acontece às 17h30, com uma performance da companhia de balé Vidançar.

Com realização do Projeto Meros do Brasil, a proposta da exposição foi pensada como uma forma de valorizar a conservação marinha do País. Os cinco projetos que compõem a Rede, todos patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental, reúnem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas ao longo de 10 anos e envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental. Ao todo, produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas além de apoiar a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais e participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais que geraram mais de 7.670 matérias na mídia que fortalecem a importância desse trabalho.

Tamanha dimensão faz da Rede Biomar, hoje, uma referência em ações de conservação nacional e internacional atuando diretamente no litoral de 13 estados brasileiros (Para, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espiríto Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), incluindo áreas e ilhas oceânicas do oceano Atlântico Sul.  Além disso, os projetos acabam de fechar um planejamento para a próxima década, a Década do Oceano, para trazer novos resultados efetivos para a conservação marinha brasileira.

Logo na entrada, os visitantes poderão ter acesso a diversas informações e curiosidades sobre as pesquisas nos estandes do Meros e do Projeto Baleia Jubarte. Durante o percurso do aquário, poderão vivenciar experiências sensoriais até o fim do trajeto onde a exposição estará em exibição. Ao todo, a mostra traz dez quadros (90cm x 60cm) com duas imagens de cada projeto.

São flagrantes os detalhes exclusivos clicados por pessoas que vivem dia a dia a conservação e o amor à natureza e às espécies por que se dedicam, como o salto de uma baleia em frente ao barco de monitoramento ou um grande mero entocado em um naufrágio. Com às imagens,  serão incluídos QR Codes contendo audiodescrição, legendas e um material extra sobre as obras, como vídeos dos fotógrafos contando sobre a história da imagem, disponível também em Libras. Outras atividades como dança, poesia e instalação também fazem parte da programação.

A exposição fica em cartaz no AquaRio até 02 de fevereiro.

Serviço

“Expo Biomar”

Até 02/02

Local: AquaRio (Praça Muhammad Ali, Gamboa, Rio de Janeiro)

Segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 17h com última entrada no circuito às 16h

Fins de semana: 09h às 18h com última entrada no circuito às 17h

*Na véspera de Ano Novo, dia 31 de dezembro, o AquáRio abrirá das 9h às 14h, com a última entrada no circuito às 13h. No dia 01 de janeiro o equipamento funcionará no período da tarde, das 12h às 18h. A entrada no circuito de visitação poderá ser feita até às 17h.

Contato: contato@aquariomarinhodorio.com.br

Tel: (021) 3900-6670

Preço: gratuito para os visitantes do AquaRio


LEIA TAMBÉM:

Mostra de artista indígena em cartaz no Porto

Rio sobe para 2º lugar no ranking nacional de empregos

Águas do Rio inicia projeto social em Maricá


/