Apresenta Rio faz propostas para retomada de eventos | Diário do Porto

Entretenimento

Apresenta Rio faz propostas para retomada de eventos

A Apresenta Rio, entidade do setor de eventos, quer parceria com o Governo para continuidade dos negócios, com fiscalização na pandemia

25 de novembro de 2020
Presidente do Apresenta Rio, Pedro Guimarães, defende a continuidade dos eventos, com respeito às regras de combate ao Covid-19 (foto: Divulgação)


Compartilhe essa notícia:


A Apresenta Rio (Associação dos Promotores de Eventos do Estado do Rio de Janeiro) e representantes dos setores de serviços promoveram um encontro com o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), para levar propostas e estabelecer um compromisso mútuo de continuidade das atividades desse segmento econômico, mediante respeito às regras de combate à pandemia do novo coronavírus.

Após o encontro, realizado no Palácio Guanabara, o presidente do Apresenta Rio, Pedro Guimarães, afirmou que o governador se comprometeu a apoiar o setor, preservar o funcionamento dos eventos e contribuir com as orientações e fiscalização dos órgãos da Saúde e Corpo de Bombeiros.

O setor de eventos foi um dos mais atingidos atingidos pelos efeitos do isolamento social determinado para o combate da pandemia. Praticamente houve a paralisação das atividades presenciais nos últimos 9, com reflexos negativos sobre uma enorme cadeia produtiva, que é responsável por quase 5% do PIB do Estado.

Segundo a Apresenta Rio, 1,5 milhão de pessoas que trabalhavam no setor ficaram desempregadas no Brasil desde o início da pandemia. Pelo menos 30% – 450 mil – desse total estão no Rio.


LEIA TAMBÉM

Esfporto: Rio exercita emergência nuclear em portos

Rio Star faz promoção com ingressos a R$39 até sexta

Imóveis têm aumento de 8,4% nas vendas no país


Com pouco mais de um ano de lançamento, a Apresenta Rio é formada atualmente por mais de 150 associados e é reconhecida pela atuação nas principais causas do setor, procurando avanços em questões polêmicas, como as Leis de Incentivos Fiscais municipais, estaduais e federais.

Apresenta Rio defende rigor na fiscalização

“É imprescindível, que dentro do contexto de pandemia, sejam observadas com rigor as medidas oficiais e cada protocolo adotado nos nossos eventos. Assumimos um compromisso de conscientização dos representantes do setor, e divulgamos um comunicado a todos os associados, entregue em mãos ao Governador, pedindo que sejam mais vigilantes e cuidadosos com as medidas de segurança sanitária, especialmente nesse momento que os índices de contágio têm aumentado muito em todo o estado”, disse Pedro Guimarães, presidente da Apresenta Rio.

Em entrevista coletiva, o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), também alertou para a possibilidade de uma segunda onda e o aumento de número de diagnóstico no cidade. A taxa de ocupação em Unidades de Terapia Intensiva da rede pública do Rio de Janeiro atingiu 93% na última semana.

“Esse fim de ano é importantíssimo para o turismo, a economia, hotéis, bares e restaurantes, então estamos procurando ter um grau de responsabilidade enorme. O Rio de Janeiro é uma cidade com a vocação de turismo, de serviços, e não podemos fazer um alarde sem que se tenha certeza de que poderia ser uma segunda onda da covid-19. Esperamos que não haja, mas estaremos devidamente preparados”, afirmou o governador.

Ele também descartou a adoção de novas medidas de isolamento social. “Não há nenhuma hipótese de retornarmos à questão da flexibilização, não fecharemos nada (dos estabelecimentos comerciais), é uma ação de conscientização”, destacou.