Aplicativo da Prefeitura oferece cursos de inglês e espanhol | Diário do Porto


Educação

Aplicativo da Prefeitura oferece cursos de inglês e espanhol

Já foram feitos cerca de 2,2 milhões de acessos ao aplicativo, vindos de vários países. O conteúdo foi criado originalmente para os alunos da rede pública

17 de abril de 2020

Aplicativo SME Carioca 2020, foi lançado pela Prefeitura para os alunos da rede municipal, mas faz sucesso com outros públicos interessados em cursos e jogos interativos (Foto: Reprodução/Prefeitura do Rio)

Compartilhe essa notícia:


Um aplicativo desenvolvido pela Prefeitura do Rio para os alunos da rede municipal de ensino vem fazendo sucesso também para quem não está nos bancos escolares. Desde o início do isolamento social por causa do coronavírus, o SME Carioca 2020 já teve mais de 2,2 milhões de acessos por um público interessado em jogos interativos e aulas de inglês ou espanhol, por exemplo.

O aplicativo foi criado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) como um complemento didático para o ensino à distância, enquanto as escolas permanecerem fechadas. Porém vem sendo acessado em computadores ou celulares de fora da cidade do Rio, de outros Estados e até mesmo de países como Portugal, Estados Unidos, França, Argentina, Canadá e Japão.

Os conteúdos foram originalmente desenvolvidos para os alunos do Ensino Fundamental, mas também estão disponíveis os segmentos da Educação Infantil, Especial e Programa de Jovens e Adultos.

A literatura conta com um espaço especial no aplicativo, com a Sala de Leitura. Nesta área, ficam disponíveis livros para acesso livre e em seu acervo há vários clássicos, como as obras de Monteiro Lobato, “O Marquês de Rabicó” e “Narizinho Arrebitado”, personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo. O segmento Leituras Cariocas disponibiliza livros infantojuvenis de escritores do Rio. Também há espaço para os vídeos sobre literatura e estão selecionados diversos títulos do YouTube, que são acessados por meio da plataforma.


LEIA MAIS

União ajuda Prefeitura a trazer 806 respiradores da China

Prefeito ameaça levar idosos compulsoriamente para hotéis

Artistas e esportistas do mundo todo fazem doações contra o coronavírus


Todo o conteúdo didático também está disponível no site da MultiRio, que disponibiliza aulas virtuais. Outra possibilidade, exclusiva para os alunos, será assistir aos conteúdos produzidos pelos professores do município, que estão trabalhando de forma remota e ministrando aulas pelas redes sociais.

Segundo a Prefeitura, os alunos da rede municipal que não têm acesso à internet receberam em suas casas os materiais disponíveis na plataforma SME Carioca 2020, em versão impressa. Quem ainda não recebeu deve entrar em contato pelo e-mail materialcarioca@rioeduca.net

 


/