“Apartamento S” é a nova exposição do CCBB | Diário do Porto


Exposição

“Apartamento S” é a nova exposição do CCBB

Exposição no Centro Cultural Banco do Brasil RJ terá uma grande instalação da artista paulistana com mais de 1,5 mil desenhos

3 de outubro de 2021

Exposição de artista paulistana terá mais de 1,5 mil desenhos (CCBBRJ/Mario Grisolli )

Compartilhe essa notícia:


0Na próxima quarta-feira, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro inaugura a exposição “Apartamento s”, da artista paulistana Marina Saleme. A mostra será composta por uma grande instalação com cerca de 1,5 mil obras, dentre desenhos e pequenas pinturas, recentes e inéditas, produzidas nos últimos três anos que retratam de temas como a espera, a solidão e a separação.  Os desenhos estarão dispostos em uma grande parede, de 5,70m X14m, na Sala B, no segundo andar do CCBB RJ, ocupando do chão ao teto do espaço, formando uma imagem monumental e fragmentada.

O nome da exposição, “Apartamento s”, tem dois sentidos: o de moradia e o de estar apartado. O S, separado, traz a ideia de um indivíduo no meio da coletividade. Os desenhos começaram a ser produzidos cerca de um ano antes da pandemia. Ao folhear uma revista de arte, a fotografia de uma mulher sentada chamou a sua atenção ]

As obras são feitas em técnica mista, em suportes diversos, como papel 100% algodão, papel de arroz, lona e papel de caderno, e os desenhos são feitos com tinta e caneta. Na instalação, os papeis iguais são postos juntos na parede, em blocos, e são presos por pregos, sem moldura, como folhas soltas. Apesar de reproduzirem a mesma imagem, nenhum é igual ao outro. “Dependendo do ângulo, essa figura parece estar desesperada, cansada ou pensativa”, conta Marina Saleme.

Foto de uma mulher sentada e solitária inspirou trabalho de artista paulistana Marina Saleme (Edouard Fraipont/CCBB RJ)

LEIA TAMBÉM:

Governo Federal autoriza volta dos Cruzeiros

Rio recupera 90% dos empregos perdidos em 2020

Sebrae Rio cria plataforma para produtos singulares


Quatro décadas de arte

Marina Saleme nasceu em São Paulo em 1958 e concluiu a licenciatura em Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 1982. Nos primeiros anos a artista trabalhava principalmente com manchas tonais, sem referência à figura humana, utilizando formas compostas por linhas ou grids.

Participou de diversas mostras coletivas e individuais no Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto (2019); Paço Imperial, Rio de Janeiro (2017); Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (2008); Paço das Artes, São Paulo (2003); Centro Universitário Maria Antônia, São Paulo (2001); Centre D’Art Contemporain De Baie-Saint-Paul, Canadá (2004); Palácio das Artes, Belo Horizonte (1996); Embaixada do Brasil na França, Paris (1989); entre outras.

Seus trabalhos integram diversas coleções, entre elas a do Instituto Figueiredo Ferraz de Ribeirão Preto; Embaixada do Brasil em Roma; Instituto Cultural Itaú; Pinacoteca do Estado de São Paulo e dos Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Serviço

Exposição: Apartamento S, de Marina Saleme

Abertura: 6 de outubro 2021

Quando: até 12 de dezembro de 2021

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Telefone: (21) 3808.2020

Dias e horários: Domingo, segunda e quarta, das 9h às 19h. Quinta, sexta e sábado, das 9h às 20h

Agendamento on-line: www.eventim.com.br

Entrada franca

Produção: Tisara Arte Produções Ltda.

 

 


/