Anglo American e Porto do Açu se unem para reutilizar água | Diário do Porto


Economia Verde

Anglo American e Porto do Açu se unem para reutilizar água

Parceria entre a Anglo American e o Porto Açu promete reutilizar água da operação do mineroduto Minas-Rio. Objetivo é maior sustentabilidade

15 de junho de 2022

A iniciativa no Porto Açu estimula as práticas de economia circular da água, auxiliando as empresas do porto (Foto: Divulgação/Porto Açu)

Compartilhe essa notícia:


A Anglo American e o Porto Açu anunciaram uma parceria para estudar, em unidades industriais, o reúso da água que é utilizada na operação do maior mineroduto do mundo. Com 529 km de extensão, a estrutura transporta minério de ferro de Conceição do Mato Dentro (MG) ao empreendimento portuário, em São João da Barra, no Norte Fluminense.

O minério sai da planta da Anglo American atravessando 29 municípios até o Porto do Açu, onde passa por um processo de separação entre água e minério e depois é armazenado para exportação. O objetivo da parceria é reutilizar o efluente e não deixar que este seja descartado no mar. Tiago Alves, gerente de meio ambiente da Anglo American, explica o que espera com essa união. “Esta é mais uma parceria que vai ao encontro do nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas. Ela está alinhada com as metas e os objetivos do nosso Plano de Mineração Sustentável. A ideia é elevar o reúso ao máximo possível em nossas operações”.


LEIA TAMBÉM:

Corpus Christi deve impulsionar ocupação hoteleira no Rio

Alerj investiga a Enel, cuja concessão expira em 2026

Sesc RJ na Estrada surfa na praia de Itaúna, em Saquarema


José Firmo, CEO do Porto do Açu, afirma que as empresas do Porto necessitam de um grande volume de água e que a demanda por água de reuso é relevante para as atividades. “A iniciativa estimula as práticas de economia circular da água, em linha com as estratégias de sustentabilidade do Grupo Prumo. O efluente também poderá ser reutilizado por empresas que implantarão novos projetos industriais e renováveis no porto, como usinas termelétricas, planta de fertilizantes, produção de pellets, petroquímicas, hidrogênio verde e aço verde”.

Anglo American e Porto Açu buscam mais sustentabilidade

No âmbito do seu Plano de Mineração Sustentável, a Anglo American busca uma gestão energética inovadora no Brasil, e, nesse sentido, tornou-se autoprodutora de energia renovável, em parceria com a Casa dos Ventos. Hoje, a matriz de energia elétrica da companhia no Brasil é 100% renovável. A parceria é responsável por uma redução de 30% nas emissões de carbono relacionadas ao consumo de energia elétrica pela companhia no país.

A Anglo American também atua na recuperação e conservação de nascentes e conta com mais de 22 mil hectares em áreas protegidas, investindo no desenvolvimento regional sustentável das comunidades anfitriãs de seus empreendimentos. O objetivo é contribuir para a biodiversidade local.


/