Alunos de Maricá terão equipamentos 3D e de robótica | Diário do Porto


Educação

Alunos de Maricá terão equipamentos 3D e de robótica

Corpo humano em tamanho real, células, modelos de animais e instrumentos de robótica são algumas das novidades para cerca de 21 mil alunos da rede pública

28 de março de 2022

Alunos da rede pública de ensino de Maricá terão aulas com equipamentos 3D e instrumentos de robótica (Anselmo Mourão/Prefeitura de Maricá)

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A Prefeitura de Maricá capacitou cerca de 120 professores da rede municipal de ensino para utilização de novos equipamentos didáticos nas aulas de Matemática, Ciências e Robótica, recebidos pela Secretaria de Educação. Entre os materiais – em terceira dimensão e tamanhos em escala maior para facilitar a interação e o toque dos alunos –, estão um corpo humano na proporção de uma pessoa adulta, um esqueleto, células, modelos de animais vertebrados e invertebrados, esquadros para disciplinas exatas, além de microscópios e protótipos de instrumentos de robótica.

Das 63 escolas da rede, 43 receberam o material, que contemplam os cerca de 21 mil alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). O treinamento aconteceu na Escola Municipal Clério Boechat, no bairro do Flamengo, e foi dividido em três categorias voltadas às matérias lecionadas: Laboratório de Matemática, Laboratório de Ciências e Laboratório de Robótica Educacional. Neste último, todos os docentes interessados puderam participar.

Aplicação da robótica em outras disciplinas

O projeto de robótica instrumentaliza as atividades em salas de aula, como um patinete autômato que foi programado para andar sozinho, o que exemplifica atividades voltadas à mobilidade urbana, transporte público e leis de trânsito para facilitar o entendimento dos alunos e colaborar com a explicação de forma prática.

“Esses instrumentos de medição e leitura fazem com que o aluno aprenda brincando, montando projetos na área de robótica. Já na área de Ciências, eles medem e investigam. Na área de Matemática, eles põem todas as operações em prática fazendo com que tenham um aprendizado mais significativo. Ou seja, faz com que a escola tenha um sentido na vida de cada aluno”, afirmou o instrutor dos laboratórios, Jocelúcio Xavier.


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