Alerj expõe Di Cavalcanti em nova sede | Diário do Porto


Exposição

Alerj expõe Di Cavalcanti em nova sede

Alerj faz mostra permanente de réplicas de Di Cavalcanti, em homenagem ao grande pintor e muralista carioca

2 de julho de 2022

Exposição em novo prédio da Alerj homenageia o pintor carioca Di Cavalcanti (Foto: Alerj/ Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), inaugurou no hall de entrada de seu novo prédio uma exposição artística com painéis do renomado pintor brasileiro Di Cavalcanti. Além da exposição, o artista também foi homenageado com a Medalha Tiradentes Post-Mortem, aprovada pelos deputados estaduais.

Nascido no Rio de Janeiro, Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo foi um pintor modernista, desenhista, ilustrador, muralista e caricaturista. Sua arte contribuiu para distinguir a arte brasileira de outros movimentos artísticos de sua época, através de suas reconhecidas cores vibrantes, formas sinuosas e temas tipicamente brasileiros como carnaval, mulatas e tropicalismos em geral. 

Alerj exalta a arte de Di Cavalcanti

A exposição permanente na Alerj conta com reproduções das “Gente da Ilha” (1963) e “Brasil em Quatro Fases” (1965). “Há muitas formas de representar o povo. A arte é uma das mais belas. O Edifício Lucio Costa vai exibir algumas das 700 obras do Acervo Funarj/Coleção Banerj, humanizando e dando um colorido ao ambiente do prédio”, disse o presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT).

O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), promulgou a Resolução 1.091/22. A medida, que é de autoria do próprio parlamentar, concedeu a Medalha Tiradentes Post-Mortem a Di Cavalcanti. A norma foi publicada no Diário Oficial do Legislativo.


LEIA TAMBÉM:

PUC-Rio lança projetos de inovação e sustentabilidade tecnológica

Píer Mauá terá evento de tecnologia e programação

Maricá facilita acesso a medicamentos especiais


 


/