A Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), inaugurou no hall de entrada de seu novo prédio uma exposição artística com painéis do renomado pintor brasileiro Di Cavalcanti. Além da exposição, o artista também foi homenageado com a Medalha Tiradentes Post-Mortem, aprovada pelos deputados estaduais.
Nascido no Rio de Janeiro, Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo foi um pintor modernista, desenhista, ilustrador, muralista e caricaturista. Sua arte contribuiu para distinguir a arte brasileira de outros movimentos artísticos de sua época, através de suas reconhecidas cores vibrantes, formas sinuosas e temas tipicamente brasileiros como carnaval, mulatas e tropicalismos em geral.
Alerj exalta a arte de Di Cavalcanti
A exposição permanente na Alerj conta com reproduções das “Gente da Ilha” (1963) e “Brasil em Quatro Fases” (1965). “Há muitas formas de representar o povo. A arte é uma das mais belas. O Edifício Lucio Costa vai exibir algumas das 700 obras do Acervo Funarj/Coleção Banerj, humanizando e dando um colorido ao ambiente do prédio”, disse o presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT).
O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), promulgou a Resolução 1.091/22. A medida, que é de autoria do próprio parlamentar, concedeu a Medalha Tiradentes Post-Mortem a Di Cavalcanti. A norma foi publicada no Diário Oficial do Legislativo.
LEIA TAMBÉM:
PUC-Rio lança projetos de inovação e sustentabilidade tecnológica
Píer Mauá terá evento de tecnologia e programação
Maricá facilita acesso a medicamentos especiais