A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) selecionou 23 iniciativas inovadoras na Educação que vão receber o Prêmio Paulo Freire. Os profissionais que propuseram as ações vencedoras vão receber o diploma em cerimônia realizada no Plenário da Casa, na próxima segunda-feira (13/12).
“Após análise criteriosa e compartilhada pela banca avaliadora, composta por membros da Comissão de Educação e indicações de organizações importantes dos movimentos sociais docente e discente do Estado do Rio, chegamos ao anúncio das iniciativas premiadas pelo Prêmio Paulo Freire nesta edição. Agradecemos imensamente a participação de todos e todas e parabenizamos as iniciativas selecionadas pela potência, sensibilidade e compromisso com educação pública, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada”, declarou o presidente da Comissão, deputado Flávio Serafini (PSol).
O prêmio, que homenageia o criador da “Pedagogia da Libertação”, contempla onze áreas de atuação: projeto político-pedagógico; experiência com alunos do Ensino Fundamental; da Educação Especial; da Educação de Jovens e Adultos; do Ensino Médio, Técnico ou Profissionalizante; do Ensino Superior; do Ensino à Distância; de experiência pedagógica na área de Ciência e Tecnologia; da área da Educação Popular e da Educação do Campo.
Confira as iniciativas premiadas no Prêmio Paulo Freire e suas respectivas categorias:
1 – Projeto Político-Pedagógico
– Projeto Ser e Pertencer
– Educação Antirracista
2 – Experiência Pedagógica no Ensino Fundamental
– Projeto Inclusive: Um olhar sobre a inclusão na Pandemia
– Tecnologia da Afetividade
– E a voz da família no Sistema Remoto e no Ensino Híbrido na Rede Municipal de São Gonçalo?
– Itaitindiba “táon” com o Meio Ambiente
3 – Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial
– Atendimento Educacional Especializado na Quarentena: unir forças e adicionar possibilidades para romper a barreira do isolamento (2020/2021)
– e-Surdolimpíadas
4 – Experiência Pedagógica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos
– Memórias Literárias: estreitado laços e resgatando histórias
– Musicalidade, expressão artística, esperança e matemática
5 – Experiência Pedagógica no Ensino Médio
– Arte – Educação em Tempos de Pandemia
– Sala de Aula Invertida
– Meninas Olímpicas do Preventório para a História: a educação possível e de qualidade
6 – Experiência Pedagógica no Ensino Superior
– Anima Geo – Festival de Animação Geológica
– Os sons da educação do Brasil
8 – Experiência Pedagógica no Ensino à Distância
– Ciclo de Atividades Pedagógicas Protagonizadas por licenciandos em Ciências Biológicas EaD UERJ/CEDERJ
– HRD English Course CEFET/Maria das Graças
9 – Experiência Pedagógica na área de Ciência e Tecnologia
– Fenomenologia BoaMática: Ressocializando Jovens através da Ciência (STEM) – A Pandemia tem cor e gênero?
– Clube de Ciências Brasil França
– Desafio 4X4
10 – Experiência Pedagógica na área da Educação Popular
– Projeto Além do Morro/Mutirão do Bem Viver/SOS Emprego
– Projeto Esperançar
LEIA TAMBÉM:
Escola Sebrae de Negócios é inaugurada no Centro
Fecomércio RJ lança instituto para sustentabilidade
Festa no Porto! Cruzeiros voltam ao Pier Mauá