“A Volta ao Mundo em 80 dias" estreia no CCBB RJ | Diário do Porto


Teatro

“A Volta ao Mundo em 80 dias” estreia no CCBB RJ

Pela primeira vez no Rio, Cia Solas de Vento estreia livre adaptação para “A Volta ao Mundo em 80 dias”, obra do escritor francês Júlio Verne

31 de março de 2022

Os paulistas da Cia. Solas de Vento levam três clássicos de Júlio Verne ao palco do CCBB RJ (Mariana Chama/CCBB RJ)

Compartilhe essa notícia:


De abril a junho de 2022, o CCBB RJ abre suas portas para a trilogia Viagens Extraordinárias da premiada Cia. Solas de Vento, Encenado pela primeira vez no Rio de Janeiro, o programa é composto por três espetáculos: “A Volta ao Mundo em 80 Dias“, “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”, livre adaptação do grupo das histórias criadas pelo reconhecido escritor francês Júlio Verne (1828-1905). A estreia será com “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, dirigido por Carla Candiotto, em temporada no Teatro II do CCBB Rio de 02 abril a 01 de maio, sábados e domingos, às 16h, com ingressos à venda na bilheteria do CCBB Rio ou antecipadamente pelo site eventim.com.br.

Considerado por muitos críticos literários como o inventor da ficção científica, Júlio Verne antecipou em suas obras futuristas e cheias de fantasia a invenção de várias tecnologias, como o submarino, a televisão, as naves espaciais e até o fax. Além disso, durante muito tempo ele foi considerado um dos escritores mais influentes e traduzidos do mundo todo.

O enredo de “A Volta ao Mundo em 80 Dias” é composto por alternância de cenas cômicas e momentos imagéticos. Os dois atores manipulam peças de ferro, rodas e sucatas para construir os diversos lugares e transportes usados na viagem. A partir dessas peças aparecem barcos, trens, montanhas, carroça e até um elefante.

A encenação conta também com o uso de 3 câmeras de vídeo manipuladas ao vivo para captar e projetar no fundo do palco formas criadas com as sucatas, personagens e ilustrações dos lugares visitados. Uma das câmeras, pendurada no teto, permite revelar a movimentação dos atores deitados no chão para criar imagens inusitadas e trazer uma dimensão fantástica aos episódios da história.

A peça conta a extraordinária aventura de Mr. Fog, um lorde apaixonado por geografia e Passepartout, seu fiel criado francês. Tudo começa quando Mr. Fog descobre que, segundo seus cálculos, eles seriam capazes de dar uma volta completa pelo mundo em 80 dias. Assim, é dada a partida para uma grande viagem repleta de peripécias. Mas eles não contam com a presença do misterioso Mr. Fix, o vilão da viagem, que surge de forma inusitada para atrapalhar a dupla. Atravessando a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos, os dois aventureiros correm contra o tempo e contra as armadilhas provocadas por Mr. Fix.

Lançado em 2011, “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, o primeiro espetáculo infantil da companhia, foi sucesso de crítica e resultou no prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte 2011 de “Melhor Ator” (Bruno Rudolf) e “Melhor Direção” (Carla Candiotto) e no prêmio FEMSA 2011 de Teatro Infantil na categoria de Melhor Ator, além das indicações de Melhor Produção e Melhor Cenografia.

Ficha Técnica

“A Volta ao Mundo em 80 Dias”

Criação: Carla Candiotto e Solas de Vento

Texto e direção: Carla Candiotto

Elenco: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues

Direção de arte: Lu Bueno

Serviço

De 02 abril a 01 de maio.

Sábados e domingos, às 16h.

Indicado para maiores de 5 anos.

Duração: 70 min

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia)

Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do CCBB ou antecipadamente pelo site eventim.com.br

Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.

Informações/tel.: 21 3808-2020

Mais informações no link e no twitter e facebook 


LEIA TAMBÉM:

Conferência fará do Rio epicentro do desenvolvimento urbano sustentável

VLT e Prefeitura assinam termo de expansão da linha]

Empresária Luiza Trajano recebe medalha Tiradentes da Alerj

 


/