A dura missão de Laura Carneiro: acolher e proteger pessoas na rua | Diário do Porto

Solidariedade

A dura missão de Laura Carneiro: acolher e proteger pessoas na rua

Deputada deixou conforto do mandato para assumir a dura tarefa de cuidar de moradores de rua. Problema é maior no Centro e na Zona Sul. Confira números

26 de fevereiro de 2021


Laura Carneiro em ação: acolher milhares de moradores de rua e olhar para 102 comunidades (SMDS)


Compartilhe essa notícia:


O acolhimento de pessoas em situação de rua é, há muito tempo, uma das mais duras tarefas da Prefeitura do Rio de Janeiro. Com a pandemia agravando a pobreza e a crise sanitária, o desafio ficou tão difícil quanto enxugar gelo. Em 55 dias da gestão Eduardo Paes, a Secretaria de Assistência Social realizou 18.826 atendimentos. A região que mais concentra pessoas nas ruas é o Centro, seguido pela Zona Sul.

A meta da secretária Laura Carneiro, que deixou o conforto do mandato de deputada federal para assumir a missão, é implementar na cidade a Política Nacional de Assistência Social, que prevê a reinserção social e a inclusão das populações mais vulneráveis, “sejam elas crianças, adolescentes, idosos, famílias”. Ela já teve Covid-19, mas sem maiores complicações, e tem entre suas preocupações evitar que doença se alastre entre os mais necessitados.

“Vamos mapear a situação real das ruas para aperfeiçoar as políticas públicas voltadas para essa população”, disse Laura Carneiro ao DIÁRIO DO PORTO. “Especialmente a população em situação de rua e as que estão em situação vulnerável em função da pandemia e do fim do auxílio emergencial.”

Os números de Laura Carneiro

Até 24 de fevereiro, foram realizados na região central da cidade, em ações integradas de acolhimento e mapeamento dessa população, 4.398 atendimentos, com 853 encaminhamentos de casos para áreas específicas e 545 acolhimentos. Também foram distribuídas 1.285 máscaras, 1.728 lanches e 1.357 águas.

A Zona Sul, segunda região que mais concentra população em situação de rua, recebeu 3.202 atendimentos, 712 encaminhamentos e 219 acolhimentos, 1.305 máscaras, 1.359 lanches e 1.333 águas. A ação conta com a participação de outros órgãos da administração municipal, envolvidos principalmente no combate à covid-19.

Em toda a cidade, foram realizados 18.826 atendimentos e distribuídas 5.515 máscaras; 4.109 encaminhamentos de casos para áreas específicas e 1.541 acolhimentos em unidades de reinserção social. Também foram distribuídos 6.174 kits lanches e 5.851 águas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também faz ações de conscientização sobre o combate à covid-19 em 102 comunidades e periferias, forma parcerias para reformar a rede de 65 unidades de reinserção social, que estão em situação precária, e desenvolve programas para a ressocialização da população vulnerável do Rio, em especial jovens e adolescentes.

 



Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0