Sala Cecília Meireles | Diário do Porto

Sala Cecília Meireles


Compartilhe essa notícia:


A Sala Cecília Meireles é uma das casas de concerto mais tradicionais do Brasil. Foi inaugurada em 1965 como parte das comemorações do IV centenário do Rio. Após isso, se tornou um importante espaço de difusão da música de concerto.

No coração da Lapa, o espaço pertence à Secretaria de Estado de Cultura. O edifício foi erguido no século XIX. Inicialmente, o lugar abrigava o Grande Hotel da Lapa. Logo depois, foi palco do famoso Cine Colonial.

Recentemente, a sala passou por uma reforma cuidadosa e ampla que promoveu a modernização de seu interior.  Então, finalmente, foi oficialmente reinaugurada em 11 de dezembro de 2014. O evento para teve concerto para voz e piano de canções com poesia de Cecilia Meireles, interpretadas por Luisa Francesconi (mezzo-soprano), Homero Velho (barítono) e Priscila Bonfim (piano), sob a direção cênica de André Heller-Lopes.

A reforma transformou a Sala Cecília Meireles no mais moderno espaço de música do país. Custou R$ 47.5 milhões e incluiu a restauração das fachadas, o reforço de toda a estrutura do prédio e a execução de um novo projeto de acústica. Todas as intervenções tiveram acompanhamento e aprovação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural-INEPAC, órgão responsável pelo tombamento histórico da fachada. Além disso, o prédio é preservado também pela Prefeitura, através da Lei do Corredor Cultural.