Maricá terá aplicativo para integrar agentes de segurança | Diário do Porto


Segurança

Maricá terá aplicativo para integrar agentes de segurança

Prefeito Washington Quaquá desenvolve parceria com o Governo do Estado, para tornar Maricá “a cidade mais segura do país”

12 de janeiro de 2025

Em Maricá, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), controla 721 câmeras espalhadas pelos quatro distritos, além de outras 44 câmeras de reconhecimento facial (foto: Prefeitura de Maricá / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura de Maricá está desenvolvendo um aplicativo para que os agentes de segurança pública do município possam ter acesso ágil aos bancos de dados da cidade e do Estado. O sistema vai funcionar em alinhamento com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que tem, atualmente, 721 câmeras espalhadas pelos quatro distritos de Maricá, além de outras 44 câmeras de reconhecimento facial, em fase de teste.

Além da inovação tecnológica, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, quer uma parceria na área de segurança, entre o município e o Governo do Estado. Em pauta está a realização de um projeto piloto que permitirá a troca de informações e integração de sistemas, “com o intuito de tornar Maricá a cidade mais segura do país”, segundo o prefeito.

Para discutir esses assuntos, Quaquá recebeu em Maricá o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (Sesp-RJ), Victor dos Santos. O secretário deu apoio a uma reivindicação antiga da cidade, que é a instalação de um batalhão da Polícia Militar. “Foi uma reunião boa, falamos sobre o batalhão e várias sugestões para compor o efetivo. Estamos vendo soluções, mas o batalhão sairá do papel, é uma determinação do governador e do secretário de Segurança Pública”, completou o prefeito.

Antes da reunião, o secretário visitou o Ciosp. O local funciona 24 horas por dia e tem ajudado a solucionar crimes – inclusive em outros estados. Em 2024, instituições de todo Rio de Janeiro solicitaram imagens para solucionar casos. Os pedidos são protocolados por diversas delegacias da região (Maricá, Niterói, São Gonçalo, Campinho, incluindo especializadas, como a Antissequestro), órgãos de segurança, além de outros departamentos.

O Ciosp é integrado com os demais órgãos de segurança, como a Guarda Municipal e policiais da 6ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar (responsável pelo policiamento da cidade).

O secretário Victor dos Santos fez um balanço da visita a Maricá. “O primeiro passo é a inclusão da cidade na nossa comunidade de inteligência, já saímos daqui com esse apontamento. Vamos indicar Maricá como um ponto focal de inteligência. A gente vai integrar e ampliar toda essa tecnologia, uma atenção do prefeito. Vamos fazer com que Maricá seja uma referência na segurança pública no estado”, afirmou.


LEIA TAMBÉM:

Magé faz 460 anos celebrando a recuperação ambiental

Cabo Frio começa ano com ordenamento da Praia do Forte

Além de Lady Gaga, Rio deve ter 550 eventos neste ano