Prefeitura do Rio certifica 100 novos Líderes Cariocas | Diário do Porto


Cidadania

Prefeitura do Rio certifica 100 novos Líderes Cariocas

Programa Líderes Cariocas, da Prefeitura do Rio, prepara servidores para enfrentar desafios estratégicos na gestão pública

26 de dezembro de 2024

Programa Líderes Cariocas já qualificou 320 servidores, com o objetivo de melhorar a gestão pública (foto: Prefeitura do Rio / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura do Rio de Janeiro certificou 100 novos servidores públicos, que realizaram o Programa Líderes Cariocas. A cerimônia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo. O programa é voltado para a capacitação de servidores efetivos para posições estratégicas na administração pública.

Promovido pelo Instituto Fundação João Goulart (FJG), o evento contou com a presença do subsecretário municipal de Fazenda e Planejamento, Rodrigo Dantas, e o secretário municipal da Casa Civil, Leandro Matieli. Além de marcar a conclusão de um curso de dois anos, a celebração promoveu trocas de experiências e networking entre os participantes.

“O programa Líderes Cariocas é um investimento objetivo no que chamo de capital intelectual do serviço público. Ele faz investimento direto durante dois anos seguidos em cada turma de servidores. E isso a gente não vê no Brasil, nem na iniciativa privada. Na Prefeitura do Rio existe acompanhamento, monitoramento, a gente tem um programa de mentoria, um projeto de incentivo à carreira. É uma troca entre os instrumentos que a Fundação João Goulart é capaz de prover e o que vocês têm interesse em realizar profissionalmente na gestão pública”,   disse Rafaela Bastos, presidente do Instituto Fundação João Goulart.

Curso Líderes Cariocas

O programa Líderes Cariocas tem o objetivo de fazer uma gestão de talentos e de desenvolver a capacidade gerencial da administração pública municipal, por meio da identificação de servidores com perfil de liderança. Desde a criação, há 12 anos, a iniciativa já formou 320 servidores e se consolidou como o principal projeto de gestão de talentos da Prefeitura.

A formação inclui acompanhamento contínuo, mentoria e incentivo à troca de boas práticas entre os participantes. A proposta está alinhada à Política Carioca de Desenvolvimento de Gestores e ao Planejamento Estratégico 2021-2024 da Prefeitura, que priorizam inovação, transparência e governança inclusiva.

Os certificados foram entregues pela presidente da FJG, Rafaela Bastos, aos três primeiros colocados do curso: Daniela Narciso Kfuri, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico; Roberto Anunciação Antunes, do Gabinete do Prefeito; e Valdemar Ferreira da Silva, da Secretaria Municipal de Educação.


LEIA TAMBÉM:

Galeão cresce 13% neste fim de ano, com 600 mil passageiros

Maricá começa a testar ônibus movido a hidrogênio e eletricidade

TAP e RIOgaleão fazem conexão entre Ipanema e Portugal