Linha 3 do Metrô pode ser legado do Pan de 2031 | Diário do Porto


Mobilidade

Linha 3 do Metrô pode ser legado do Pan de 2031

Construção da Linha 3 do Metrô é aposta dos prefeitos do Rio e de Niterói para fortalecer candidatura conjunta para o Pan-Americano de 2031

9 de dezembro de 2024

Linha 3 do Metrô, que ligaria São Gonçalo e Niterói ao Rio, pode ser legado do Pan de 2031 (Foto: Metrô Rio)

Compartilhe essa notícia:


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, prometeram realizar a construção da Linha 3 do Metrô, que ligaria Niterói ao Rio, caso as duas cidades vençam a disputa para sedear os Jogos Pan-Americanos de 2031.

No dia 3 de dezembro, Niterói e Rio tornaram oficial a intenção de receber o evento em carta entregue ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). O anúncio foi feito em evento realizado no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, com a presença dos representantes de cada munícipio. Antes, São Paulo e Assunção, no Paraguai, já tinham demonstrado interesse em receber o Pan. No entanto, o COB só vai poder anunciar uma candidatura brasileira, que será escolhida entre 15 e 30 de janeiro de 2025 por voto de onze membros.

Projeto da Linha 3 do Metrô

A Linha 3 do Metrô é uma antiga reivindicação da região metropolitana do Rio de Janeiro e vem sendo discutida desde 1968. O projeto inclui a construção de um túnel submerso sob a Baía de Guanabara para conectar as cidades de Niterói e Rio de Janeiro. Em 2015, o custo estimado da obra era de 2,57 bilhões de dólares.

Eduardo Paes aponta que, assim como a Linha 4 do Metrô (Barra-Zona Sul), a Linha 3 pode surgir como legado de um grande evento. O prefeito do Rio reforçou a viabilidade do projeto e citou como exemplo o projeto Porto Maravilha, que incluiu a construção de nove quilômetros de túneis na região central do Rio.

Por sua vez, o prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, defendeu que a Linha 3 desempenharia um importante papel para a integração da região metropolitana, o que seria necessário para receber os jogos.

Outras propostas e expectativas

Além da Linha 3, Paes afirmou que, caso a candidatura seja vitoriosa, a Vila Pan-Americana vai ser construída na área do Porto Maravilha. A proposta busca aproveitar a infraestrutura já existente e promover a revitalização contínua da região.

Os prefeitos destacaram a tradição de Rio e Niterói em sediar eventos internacionais e apontaram o histórico de atletas medalhistas olímpicos provenientes de Niterói como um diferencial da candidatura.


LEIA TAMBÉM:

CCBB RJ sedia evento gratuito sobre sustentabilidade e cultura

Rio Scenarium comemora 25 anos de muita música, história e animação

Lobby contra o Rio de Janeiro volta a ameaçar o Galeão