VLT terá mudanças na operação, durante o G20 | Diário do Porto


Cidadania

VLT terá mudanças na operação, durante o G20

Prevendo até 50 mil pessoas nos eventos do G20, o VLT Carioca anuncia mudanças no funcionamento de suas linhas, entre 14 e 20 de novembro

5 de novembro de 2024

Operação do VLT será adaptada para atender ao público do G20, no Centro da Cidade (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O VLT Carioca vai ter uma operação especial para atender ao público do G20, entre 14 e 20 de novembro, no evento que trará ao Rio líderes e estudiosos das maiores economias do mundo. Com uma estimativa de receber 50 mil pessoas por dia, a concessionária anunciou ajustes na operação das linhas para garantir a mobilidade dos participantes e minimizar impactos no trânsito.

De 14 a 16 de novembro, a Linha 1, que normalmente opera entre o Terminal Gentileza e o Santos Dumont, não vai realizar paradas de passageiros nas estações dos Museus, dos Navios e Utopia entre 5h e 17h. Após as 17h, a circulação da Linha 1 será interrompida. Para compensar a mudança, a Linha 3 vai oferecer um trajeto especial entre Santos Dumont e o Terminal Gentileza, com funcionamento até às 23h para os três dias.

Para acesso à Praça Mauá, a concessionária recomenda os passageiros saltarem na parada Santa Rita. As linhas 2 (Praia Formosa x Praça XV) e 4 (Terminal Gentileza x Praça XV) vão seguir com a operação normal, das 5h às 23h.

G20 e o G20 Social

Durante o G20, a Região Portuária será palco do G20 Social, entre os dias 14 e 16 de novembro no Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, com debates e seminários apresentados por líderes de movimentos sociais dos países do grupo e convidados. Também haverá shows abertos na praça, o que deve atrair grande público, com expectativa de até 40 mil pessoas por dia. Para os debates, a estimativa é de participação de cerca de 10 mil pessoas diariamente, nas atividades e plenárias que serão realizadas das 8h às 18h.

Operação do VLT nos dias 18, 19 e 20 de novembro

Depois do G20 Social, as linhas do VLT vão continuar com ajustes temporários para os dias seguintes. Nos dias 18 e 19 de novembro, as linhas 1, 3 e 4 vão funcionar com intervalos de 12 a 20 minutos, enquanto a Linha 2 pode ter intervalos de até uma hora. No feriado de Consciência Negra, no dia 20 de novembro, os intervalos médios serão de 20 minutos nas linhas 1, 3 e 4, e de até uma hora na Linha 2.

Toda a operação especial vai ser monitorada pelo Centro de Controle Operacional do VLT, em conjunto com as autoridades de segurança, para fazer a segurança do fluxo e dos passageiros. Para mais informações, consultar os painéis de mensagens nas estações e as redes sociais oficiais da concessionária (@vltcarioca).


LEIA TAMBÉM:

FLICO promove cultura oral no Museu de Arte do Rio

Xande de Pilares vence o prêmio Trends no Rio pelo álbum “Xande Canta Caetano”

Que tal mergulhar na História do Centro em visitas guiadas?