Projeto Aquarius agita a Praça Mauá, no Porto Maravilha | Diário do Porto


Evento

Projeto Aquarius agita a Praça Mauá, no Porto Maravilha

Apresentação do Projeto Aquarius, no dia 2 de novembro, reúne a Orquestra Sinfônica Brasileira e as cantoras Adriana Calcanhoto e Luedji Luna

17 de outubro de 2024

Em 2023, Projeto Aquarius foi realizado na Praça da Apoteose. Neste ano, o projeto retorna para a Praça Mauá (Foto: Marina Andrade/OSB)

Compartilhe essa notícia:


A Praça Mauá, no coração do Porto Maravilha, será o palco para a próxima edição do Projeto Aquarius, no dia 2 de novembro, um sábado. A partir das 17h, o local verá um show das cantoras Adriana Calcanhotto e Luedji Luna, acompanhadas por um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá.

O repertório do concerto vai dar destaque a composições de autores nacionais, como Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Francisco Mignone, Ronaldo Miranda e Guilherme Bernstein. Entre as obras escolhidas, estão as aberturas de Fosca e O Guarani, de Carlos Gomes; a dança final de Maracatu Chico Rei e Congada: dança afrobrasileira (suíte de O contratador de diamantes), de Francisco Mignone; e a abertura de O Garatuja, de Alberto Nepomuceno.

Concerto e show do Projeto Aquarius mescla estilos musicais

Algumas das canções previstas para o evento são “Esquadros” e “Vambora”, de Adriana Calcanhotto, além de “Banho de folhas” e “Tirania“, de Luedji Luna. O concerto vai seguir a proposta do Projeto Aquarius de mesclar música de concerto e popular com convidados especiais, no objetivo de formar público e promover a inclusão cultural. Essa formato foi criado em 1972 pelo jornalista Roberto Marinho, o gerente de Promoções do GLOBO Péricles de Barros, e o maestro Isaac Karabtchevsky,

“Essa mistura é muito bem-vinda e importante para a formação de novos públicos”, apontou o maestro Roberto Tibiriçá, que dá sequência ao formato original do projeto. “São duas cantoras extraordinárias, com timbres e estilos bem próprios. Mais para o fim do mês devemos ter um ensaio com elas, já estamos ansiosos por este contato, poder trocar com elas. Fico muito feliz de ser convidado novamente para o projeto, que faz parte da minha vida e da história da OSB”.

O Projeto Aquarius tem o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto Cultural Vale e do SESC RJ, além de ser realizado com o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura, promovido pelo GLOBO e pelo Ministério da Cultura. O evento terá a cobertura das rádios Globo e CBN.


LEIA MAIS:

Evento na Ilha do Governador promove sustentabilidade e cultura

MAR abre exposição sobre Elisa Martins da Silveira

Governo do Rio lança aplicativo para monitorar queimadas