O Estado do Rio de Janeiro trouxe 1,4 milhão de turistas brasileiros em 2023. O número superou em 79% a taxa registrada em 2021, quando 804 mil pessoas visitaram as atrações fluminenses. Além disso, o Rio foi o Estado com maior gasto médio entre os viajantes, com cerca de R$ 2.042,00 por pernoite. Isso trouxe cerca de R$ 2,9 bilhões para a economia estadual, o que fortaleceu o setor e gerou empregos e renda.
Esses dados fazem parte do módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa foi publicada na última quarta-feira (25/09) pelo Ministério do Turismo.
“A pesquisa do IBGE confirma que as atividades turísticas têm grande impacto e potencial de ampliar a economia e os dados coletados são extremamente importantes para as políticas públicas que desenvolvemos. Promovendo e incentivando o turismo no Estado, favorecemos a população, pois mais empregos são criados, aumentando a renda local”, disse o governador Cláudio Castro.
Rio teve crescimento de 24,1% em turistas estrangeiros, neste ano
Segundo a pesquisa, a maioria dos entrevistados (55,1%) declarou ter viajado para o Rio de Janeiro a lazer. Cerca de 33,4% dos viajantes vieram visitar familiares ou participar de eventos com amigos. Além disso, outros 5,5% foram motivados por tratamento de saúde ou consultas médicas.
Neste ano, dados da Secretaria de Estado de Turismo mostram que, até agosto, 959.875 turistas internacionais vieram ao Rio. Esse total é 24,1% maior do que o registrado no mesmo período de 2023 (773.496).
“Estamos batendo recordes em todas as frentes: na chegada de turistas, na ocupação hoteleira, na atração de grandes eventos, na geração de emprego e renda. Isso tudo é fruto de muito trabalho, de estudo do nosso mercado e do apoio do governador Cláudio Castro”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.