ArtRio 2024: Arte e Solidariedade na Marina da Glória | Diário do Porto


Arte

ArtRio 2024: Arte e Solidariedade na Marina da Glória

ArtRio destina renda de obras exclusivas do evento para o apoio de crianças e jovens em tratamento de saúde no Rio de Janeiro

26 de setembro de 2024

Dois corações feitos por Dee Lazzerini para o ArtRio 2024

Compartilhe essa notícia:


A arte e a solidariedade se unem na 14ª edição da ArtRio, que acontece entre os dias 25 e 29 de setembro, na Marina da Glória. Esculturas do artista plástico Dee Lazzerini e telas da ceramista Renata Curado, feitas exclusivamente para o evento, poderão ser adquiridas por meio de doação para a Associação Saúde Criança Responder. Toda a renda obtida será destinada à assistência de crianças e jovens atendidos no Hospital Municipal Miguel Couto e no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro.

“A ArtRio 2024 é mais do que uma vitrine de talentos artísticos, é também um espaço de transformação social. Ao adquirir essas obras, o público contribuirá para a saúde e o bem-estar de dezenas de crianças e suas famílias, mostrando que a arte pode ser uma poderosa ferramenta de mudança”, afirma Gabriela Marins, fundadora da Associação Saúde Criança Responder.

A exposição do trabalho dos dois artistas promete não apenas impactar visualmente, mas também provocar emoção nos visitantes. A série “Coração”, do artista Dee Lazzerini, oferece uma reflexão sobre o significado da felicidade na jornada de cada pessoa e suas memórias afetivas. Utilizando alfinetes, poliuretano e acrílico, Lazzerini cria esculturas em forma de coração, que remetem ao Relatório Mundial da Felicidade entre os países. “Essas obras são meditações sobre a essência da felicidade, sobre como ela é cultivada e desafiada pelas estruturas de nossas vidas”, explica Kátia d’Avillez, idealizadora do projeto que conta com o apoio cultural da Dan Galeria

Já as peças da exposição “Fragmentos da Pluralidade” são resultado do trabalho da artista Renata Curado, e surgiram a partir de um convite da direção da Associação Saúde Criança Responder. Desde dezembro de 2023, Renata e diversos artistas, incluindo alunos do Studio Escola, vêm moldando à mão telas e totens de barro, peças únicas que refletem a força da colaboração e a importância das ações coletivas. Cada fragmento é uma celebração da diversidade e da expressividade, representando como pequenas ações podem redefinir destinos e criar um impacto duradouro na sociedade. “A obra não se pretende perfeita, mas pulsante e expressiva”, afirma Renata.

Saúde Criança Responder

A Associação Saúde Criança Responder foi fundada em 1991 e é uma organização social sem fins lucrativos e sem filiação política ou religiosa, que presta assistência a crianças e adolescentes atendidos na pediatria e/ou berçário do Hospital Municipal Miguel Couto e do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, no Rio de Janeiro, e às suas famílias. A atuação da associação tem como objetivo reestruturar a vida dos pacientes por meio de um Plano de Ação Familiar que engloba as áreas de saúde, geração de renda, moradia, educação e cidadania. Ao promover o bem-estar biopsicossocial de famílias que vivem abaixo da linha da pobreza, a associação trabalha a saúde de forma integrada e multidisciplinar, transformando-a em instrumento de inclusão social.


LEIA MAIS:

Jennifer Inacio é curadora de videoarte da ArtRio 2024

Marina da Glória promove limpeza na Praia do Flamengo

Muriquis são avistados por drone termal, no interior do Rio