CCBB faz 35 anos com exposições e Embaixadores da Alegria | Diário do Porto


Programação

CCBB faz 35 anos com exposições e Embaixadores da Alegria

Inaugurado no dia 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil se tornou referência em promoção da cultura no Centro do Rio

16 de setembro de 2024

Centro Cultural Banco do Brasil comemora 35 anos em outubro (Foto: Divulgação/CCBB)

Compartilhe essa notícia:


O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) vai fazer 35 anos de atividades no dia 12 de outubro. A exposição “Primeiro de Março 66Arquitetura de Memórias”, inaugurada no dia 29 de junho, continua a celebrar esse aniversário. A mostra resgata a trajetória do CCBB RJ por meio de imagens históricas, documentação iconográfica, ensaios fotográficos, vídeos, depoimentos, mobiliários, entre outras obras.

Entre os destaques da exposição está a obra inédita da artista visual e ativista indígena Moara Tupinambá, feita a partir de imagens do Arquivo Histórico do Banco do Brasil, e a trilha musical do compositor Marcos de Souza. Com curadoria do antropólogo e fotógrafo Milton Guran, “Primeiro de Março 66” fica em cartaz até o dia 16 de dezembro no quarto andar do edifício.

“Percebemos a cada dia como a história do CCBB é a história das pessoas. Este prédio sempre foi, desde a sua origem, um local de muitas transformações, um organismo vivo que se relaciona de forma intensa com a cidade. São 35 anos de atuação regular, sempre de portas abertas e oferecendo programação com alto padrão de qualidade e atendimento acolhedor”, afirma Sueli Voltarelli, gerente geral do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.

Programação de setembro no CCBB RJ

Mais atrações estão programadas para a segunda quinzena de setembro. No dia 28, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas vai receber a Escola de Samba Embaixadores da Alegria para um evento sobre a importância da inclusão social por meio da arte. No mesmo dia, o pesquisador Raphael Fonseca, especializado nas áreas de história da arte, crítica, curadoria e educação, vai participar de uma conversa sobre a exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, em que desempenhou o papel de curador-chefe. Em cartaz a partir do dia 2 de outubro, a mostra apresenta um amplo panorama dos elementos da cultura visual brasileira na década de 80.

A equipe do CCBB Educativo também organizou atividades para o Dia Nacional da Pessoa Surda, comemorado no dia 26 de setembro. A agenda incluí contação de histórias em libras, com tradução para português, jogo de tabuleiro e uma oficina de colagem para integrar o público surdo e ouvinte.

 


LEIA TAMBÉM:

Férias de julho com atividades gratuitas no CCBB

Exposições no Centro têm últimos dias em agosto

MAR abre exposição “Têta”, da artista Lídia Lisboa