Rio quer mais turistas da China, maior mercado mundial | Diário do Porto


Turismo

Rio quer mais turistas da China, maior mercado mundial

China tem 67,4 milhões de turistas viajando por várias partes do mundo. No Rio, número de turistas chineses pode chegar a 10 mil, neste ano

30 de julho de 2024

China tem um ponto de referência na paisagem do Rio, a Vista Chinesa, Parque Nacional da Tijuca (foto: Parque Nacional da Tijuca)

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A Prefeitura do Rio está adotando medidas para aumentar a vinda de turistas chineses para a cidade, que neste ano podem chegar a 10 mil visitantes, um número bem superior aos 2.513 do ano passado, mas inexpressivo diante do potencial da China. Este país, segunda economia do mundo, ocupa o primeiro lugar no mercado internacional de envio de turistas para outros países.

Atualmente, a China detém a espantosa marca de 67,4 milhões de turistas viajando por diversas regiões do mundo,  e, até 2028, crescerá 300%, passando para 200 milhões de pessoas. Os valores gastos também são expressivos: só em 2023, os chineses movimentaram no mundo R$ 1,1 trilhão em viagens, segundo a Globaldata, empresa de análise e consultoria de dados sediada na Inglaterra.

O fraco desempenho da cidade do Rio na atração de turistas chineses é reflexo da própria falta de uma política do Brasil para o grande mercado da China. Em 2023, os destinos brasileiros receberam apenas 32 mil turistas chineses, enquanto a Argentina superou os 50 mil, mesmo com todos seus problemas econômicos. Só a cidade de Paris recebeu 240 mil chineses, no período.

China requer roteiro customizados para seus turistas

Para atrair os turistas da China, a Prefeitura do Rio começou com uma medida que vale também para todos os outros países. Em abril de 2023, a cidade foi aceita na World Tourism Cities Federation (WTCF), que promove atividades para o mercado do turismo e é reconhecida pelo governo chinês. Com isso o Rio entrou para um grupo em que outras 245 cidades turísticas do mundo fazem suas apresentações para os grandes mercados emissores de turismo, principalmente para os chineses. 

Outra iniciativa do Rio para cativar os viajantes da China é desenvolver roteiros e apresentações customizados, levando em consideração o que já se sabe sobre o gosto dos chineses quando estão na cidade. Isso inclui visitas ao Corcovado, Pão de Açúcar, Porto Maravilha, museus e experiências gastronômicas com mesas fartas. Já o Carnaval, dias na praia e desfiles de escolas de samba não são tão atraentes para os chineses, segundo as informações que guiam o planejamento da Prefeitura. 

Um dos pontos de destaque é o mirante da Vista Chinesa, que foi construído entre 1902 e 1906. O pagode em estilo oriental é uma homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil no início do século 19. É um importante ponto turístico da cidade, de onde se vê a paisagem de toda a zona sul da cidade e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Daniela Maia, no ano passado a média de gastos de um turista chinês em viagem pelo mundo foi de US$ 1.949,31, usando os dados da Globaldata. Ela calcula que o Rio pode chegar neste ano a um impacto econômico de US$ 21 milhões, cerca R$ 108 milhões, com visitantes da China. Um número modesto diante do potencial daquele país, mas já é um começo.


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