O Senado Federal aprovou o acordo entre o Brasil e a ONU Turismo para a instalação, no Rio de Janeiro, do primeiro escritório da entidade nas Américas. A vinda do escritório foi resultado de negociações iniciadas pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e o deputado federal Washington Quaquá (PT/RJ), em setembro do ano passado, durante o encontro anual da Organização Mundial do Turismo (OMT), em Madri.
O projeto aprovado pelo Senado destina um orçamento de US$ 5 milhões anuais para o período de 2024 a 2026, como contribuição para a manutenção do escritório da ONU Turismo no Rio, que já funciona em instalações cedidas pela Fecomércio.
A representação da ONU Turismo no Rio recebeu o aval unânime dos senadores, segundo a Agência Senado de Notícias. O escritório internacional proporcionará ao Brasil e aos países da região uma maior visibilidade mundial, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do setor.
O novo espaço da ONU Turismo vai facilitar uma atuação mais próxima com os governos e empresários, para o planejamento e a realização de ações de qualificação, promoção, atração de investimentos, pesquisas e eventos na região. Faz parte das atribuições do órgão o incentivo ao turismo responsável, sustentável e universalmente acessível; a integração do setor na agenda global e a melhoria da competitividade regional, com a formação de parcerias entre os países.
Até agora, ONU Turismo só estava na Espanha e Arábia Saudita
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância dessa nova representação ser implantada no Rio de Janeiro. “É um marco para o turismo brasileiro e também para essa região, que já reúne inúmeros atrativos e, agora, terá a possibilidade de se posicionar com mais força para o mundo”, afirmou.
Além da sede da ONU Turismo em Madri, na Espanha, a entidade possui apenas um outro escritório regional em funcionamento, localizado na cidade de Riad, na Arábia Saudita.
O ministro Celso Sabino e o deputado Washington deram início ao projeto do escritório da ONU Turismo após conversarem com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, em setembro passado. “O escritório da ONU no Rio será um golaço para o turismo na cidade. Contribuirá em muito para o Rio fortalecer sua liderança no turismo da América Latina”, comemorou Quaquá.