A praia do Anil, em Angra dos Reis, recebeu obras de saneamento, feitas pela Prefeitura por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Cartão-postal da cidade, a praia era local de despejo do esgoto da região central da cidade há mais de 20 anos e era considerada imprópria para banho pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente). A estimativa é de que a praia esteja própria para banhos até o fim de 2024.
A obra, que custou R$ 8 milhões em recursos da prefeitura de Angra dos Reis, é considerada a maior intervenção de saneamento da cidade em duas décadas. O projeto adotou tecnologias modernas, como o uso de polipropileno na construção dos tanques da nova estação elevatória para desvio dos esgotos, material mais durável e resistente à corrosão quando comparado a tubulações feitas com PVC.
Angra dos Reis quer despoluir praia até o fim do ano
A nova elevatória vai direcionar o esgoto da área central de Angra dos Reis pela tubulação na avenida Ayrton Senna, até o novo complexo de tratamento na praia da Chácara.
A despoluição da praia do Anil depende, em parte, da própria natureza. O objetivo da infraestrutura é impedir novos despejos de esgoto no mar, para que as correntes marinhas consigam limpar, naturalmente, a poluição já existente.
LEIA TAMBÉM:
Evento da Socinpro discute IA e direitos autorais