No mês do Carnaval, o Pier Mauá, no Porto do Rio deve receber 84 mil turistas, com 11 navios fazendo 24 atracações, antes, durante e depois da folia pelas ruas da cidade. Só na própria semana dos desfiles das escolas de samba, são esperados 18 mil turistas no terminal, com previsão de consumo de mais de US$ 4 milhões (R$ 20 milhões) em negócios da economia carioca.
De 10 a 13 de fevereiro (sábado a terça), o Pier Mauá terá a chegada de sete navios. Uma nova tendência é o aumento do número de navios pernoitando por vários dias no Porto do Rio. Marcello Chagas, gerente de operações do Pier Mauá, afirma que isso é um sinal de que a cidade está mais atrativa e consegue reter os turistas por mais tempo.
“Estamos observando um crescente interesse por rotas turísticas alternativas, o qual tem atraído embarcações internacionais, algumas delas planejando estadias por períodos maiores, como podemos ver no período do carnaval. Essa tendência reflete a intenção dos navios de cruzeiro de desfrutar por um período mais prolongado das oportunidades que o Brasil, e especialmente o Rio de Janeiro, proporcionam”, enfatiza Marcello.
Pier Mauá tem posto de policiamento durante a temporada
Um dos pontos que parece estar contribuindo para essa maior permanência dos navios é a segurança no entorno do Pier Mauá. O Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar, com o apoio do Conselho Estadual de Segurança Turística (CONSETUR), mantém um posto móvel entre os armazéns 3 e 4 durante toda a temporada.
A equipe de policiais foi reforçada para que os turistas tenham uma maior sensação de segurança. Segundo o Pier Mauá, há um trabalho entre diversos órgãos públicos para que os passageiros possam se deslocar com tranquilidade ao ir ao Sambódromo ou para desfiles de blocos. Integram esse planejamento a Guarda Municipal, BPTUR, 5º BPM, DEAT, Prefeitura do RJ, RioTur, Centro Presente, CDURP, CDRJ, VLT, SMTR, CET RIO, CBMERJ, entre outros.
A atual temporada de cruzeiros do Pier Mauá é uma das mais longas dos últimos anos. Começou no dia 27 de outubro de 2023 e seguirá até 04 de maio de 2024. Ao todo serão 37 transatlânticos, sendo 27 navios estrangeiros e 10 nacionais. A previsão é de 85 escalas nacionais, 33 internacionais e uma movimentação de 400 mil visitantes durante toda a temporada.