Cury lançará 1.782 apartamentos em conjunto no Porto | Diário do Porto


Imóveis

Cury lançará 1.782 apartamentos em conjunto no Porto

Construtora Cury comprou terreno e obras abandonadas do Porto Vida, no Santo Cristo, e fará prédios para 5 mil moradores

9 de janeiro de 2024

Cury Construtora vai concluir as obras paralisadas do conjunto residencial Porto Vida, no Santo Cristo (foto: reprodução da Internet)

Compartilhe essa notícia:


A Cury Construtora comprou no final do ano passado o terreno e as obras abandonadas do Porto Vida Residencial, empreendimento lançado em 2013 nas proximidades da Rodoviária do Rio, na Região Portuária. A intenção é transformar os grandes esqueletos em prédios para 1.782 apartamentos, com tamanhos entre 33 e 65 metros quadrados.

Quando estiver pronto, o empreendimento terá cerca de 5 mil moradores. A Cury ainda não anunciou quando será o lançamento para o público, mas há informações de que as obras serão retomadas no segundo semestre, com previsão de 2 anos para a finalização.

Para comprar os esqueletos, a Cury Construtora fechou um acordo com a Caixa Econômica Federal e a empresa Porto 2016 Empreendimentos Imobiliários, parceiras iniciais do negócio. Há 10 anos, o projeto previa que os apartamentos seriam destinados preferencialmente para venda a funcionários da Prefeitura do Rio, porém não houve acordo com o Município sobre as condições de financiamento, o que acabou causando a paralisação das obras.

Cury já assumiu o terreno

Depois de quase uma década de paralisação, as condições do mercado imobiliário do Porto Maravilha tornaram-se muito mais atrativas, o que justifica sua retomada. Atualmente há 7 conjuntos residenciais sendo construídos na região, com 5.988 novas unidades de moradia. Com o novo empreendimento da Cury, serão cerca de 21 mil novos moradores nos próximos anos – um aumento de mais de 60% em relação à população atual.

A Cury Construtora já assumiu a segurança do terreno há cerca de um mês e informa que atualmente está na fase de transferência da documentação da propriedade. As providências são finalmente uma solução para o projeto que foi abandonado com apenas 10% das obras realizadas, em 2014, pelo consórcio de empresas formado pelas construtoras Odebrecht, Carioca Engenharia e OAS.

Dos 7 empreendimentos lançados nos últimos 3 anos no Porto Maravilha, 3 foram totalmente vendidos: Rio Wonder, Rio Energy e Pateo Nazareth, todos da Cury. Até agora, o maior lançamento residencial já feito na região ocorreu em agosto de 2022, quando a construtora Emccamp apresentou o Porto Carioca, com 1.472 apartamentos, em cinco torres, também próximas à Rodoviária do Rio. Esses números serão superados pelos 1.782 apartamentos do novo empreendimento da Cury. 


LEIA TAMBÉM:

Confira a agenda de blocos no Centro do Rio

Visto para americanos: Lula entre a paixão e a razão 

Maricá concede 2.000 bolsas de estudos em Universidades