A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, vem desenvolvendo o projeto City Tour Pedagógico. Na iniciativa, alunos das escolas locais e de municípios vizinhos visitam as atrações históricas e culturais da cidade, que entre outros pontos de interesse tem o Farol de São Tomé, projetado por Gustave Eiffel, autor da Torre Eiffel de Paris.
O Farol de São Tomé foi inaugurado em Campos em 1882, sete anos antes da famosa torre parisiense. Com 45 metros de altura e 260 degraus, o farol foi feito em ferro especial por uma firma francesa, sendo resistente à corrosão vinda do mar. Aliás, ele foi feito justamente para guiar os navios que transportavam o açúcar produzido nas terras campistas, fonte de riqueza na época do Império.
Essa riqueza ainda pode ser vista hoje nos vários casarões dos grandes usineiros que prosperaram em Campos no século 19 e começo do século 20. Eles fazem parte do city tour organizado pela Secretaria Municipal de Turismo para os alunos da rede escolar. A ideia do projeto foi do prefeito Wladimir Garotinho, com o objetivo de mostrar a importância da cidade na história do país.
Campos tem igreja do século 17
Campos dos Goytacazes possui diversos pontos turísticos históricos, religiosos e naturais. No município é possível conhecer prédios e monumentos como o Museu Histórico de Campos e o Solar do Barão da Lagoa Dourada. Ainda no Centro, os visitantes podem conhecer o Fórum Nilo Peçanha, cujo nome homenageia o político campista que chegou à Presidência do Brasil.
O roteiro religioso tem igrejas erguidas entre 1678 e 1935. A Catedral do Santíssimo Salvador, em estilo neoclássico, é o templo principal da Diocese de Campos. Os visitantes ainda podem realizar passeios na Praia do Farol, localizada a 60 km do Centro da Cidade, onde fica o Farol de São Tomé. O local é a praia mais frequentada do Norte do Estado.
Para o secretário municipal da Cultura, Hans Muylaert, o City Tour Pedagógico leva conhecimento aos estudantes e aos moradores de Campos. Em um dos percursos, o passeio tem início no chafariz da praça São Salvador, passando pelo rio Paraíba do Sul, ponte Barcelos Martins, seguindo pela antiga Santa Casa, praça Quatro Jornadas, antiga Câmara Municipal de Vereadores. Na sequência, praça São Salvador, Hotel Gaspar, Solar Visconde de Araruama, Monumento ao Expedicionário, Casario, Lira de Apolo, Pelourinho, Igreja do Carmo, rua 13 de Maio, Cine Teatro São Salvador, prédio da Maçonaria e igreja São Francisco.