Começa no próximo dia 27, a Temporada de Cruzeiros 2023/2024 do Porto do Rio de Janeiro, com previsão de encerramento em 4 de maio de 2024. Nesse período, o porto receberá 37 navios, incluindo 28 de origem estrangeira e nove nacionais, sendo que quatro farão sua estreia na cidade.
A previsão é crescer em relação à temporada passada (2022/2023), quando o Porto do Rio registrou 410.063 passageiros e 35 navios. Também há a expectativa de superar o impacto econômico da vinda dos turistas pelos navios, que na última temporada atingiu um valor de R$ 996,2 milhões.
Nesta temporada, os 37 navios que chegarão ao Rio farão viagens com 70 escalas nacionais e 51 internacionais. A PortosRio, autoridade responsável pela administração do Porto do Rio, e a Píer Mauá, empresa arrendatária do Terminal Internacional de Cruzeiros, realizaram um planejamento conjunto para receber os visitantes.
Entre as medidas prévias, a PortosRio fez ações de modernização e manutenção, para o acesso e as atracações dos navios de cruzeiro. Segundo a empresa estatal, foram realizados levantamentos batimétricos para verificação da profundidade, serviços de manutenção das defensas e cabeços, bem como a manutenção e a modernização do sistema de sinalização náutica, substituindo algumas boias por modelos mais avançados.
Já o Píer Mauá informou que está aprimorando a estrutura do terminal de passageiros, com a instalação de coberturas em suas áreas e um sistema de climatização. Antes de embarcar nos navios, todos os passageiros e tripulantes passam por inspeções que incluem verificação de malas de mão, uso de detectores de metais e, quando necessário, revistas pessoais.
Todos os armazéns, de acordo com a Píer Mauá, receberam equipamentos com tecnologia de ponta, incluindo escâneres, sistemas de raio X e câmeras de vigilância, além de contar com equipes de seguranças treinadas para a recepção do público.
LEIA TAMBÉM:
Festa Literária das Periferias celebra Providência e Machado de Assis
Maricá terá usinas solares para prédios públicos
Submarino nuclear: Marinha faz início simbólico em Itaguaí