Festa Literária das Periferias celebra Providência e Machado de Assis | Diário do Porto


Literatura

Festa Literária das Periferias celebra Providência e Machado de Assis

Flup 2023 terá atrações espalhadas em três espaços, durante nove dias, com programação musical extensa e mesas de debates

5 de outubro de 2023

Festa Literária das Periferias terá competição de poesia falada (Foto: edição da Flup 2022 / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A 13° edição da Festa Literária das Periferias, a Flup, vai homenagear a primeira favela do Brasil: o Morro da Providência. Durante os dez dias de programação, de 12 a 15 e de 18 a 22 de outubro, as atividades estão divididas em três espaços: Vila Olímpica da Gamboa, Galpão da Ação da Cidadania e a Garagem Viação Reginas.

A Flup vai criar uma Favela da Poesia, com praças, feiras, teatro, arenas batizadas para contar a história da Providência, que está na mesma região de um dos berços do samba e do Morro do Livramento,  local de nascimento de Machado de Assis, que é outro homenageado da Festa, ao lado de Mãe Beata de Iemanjá.

Além disso, poetas de 50 países vão se reunir na Flup para disputar o II WPSC, o Campeonato Mundial de Poetry Slam, competição de poesia falada. O programa também inclui mesas de debates com Conceição Evaristo, Nêgo Bispo, Emicida, Leda Maria Martins, MV Bill e Marcelo D2.


LEIA TAMBÉM:

UFRJ lidera ranking entre universidades federais brasileiras

Rio Montreux Jazz Festival terá shows gratuitos pela cidade

Brasileira ganha Prêmio Ozônio em NY por defesa do planeta


A programação musical traz Rita Benneditto, Leci Brandão, Teresa Cristina, Bia Ferreira, Xamã, Linn da Quebrada e Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Serão organizadas também atividades voltadas ao público infantil, como a “Batalha da Memória Machado é Cria”.

Entre os temas debatidos no festival, estão os 20 anos das cotas na UERJ e as periferias globais. A Flup vai participar das celebrações dos 50 anos do hip-hop e dos 15 anos da chegada dos slams ao Brasil. O Diretor-Fundador da festa, Julio Ludemir, enfatiza que o rap, o hip-hop e os slams ganharam popularidade em contextos semelhantes. “A poesia política das periferias do mundo vai se encontrar na Flup”.

A programação completa e outros conteúdos relacionados estão disponíveis no site oficial.

Para entrar nos cenários da Praça Pequena África, da Feira Tia Ciata, da Arena Machado é Cria, a organização recomenda chegar pela Vila Olímpica da Gamboa, estação do VLT.

13ª Edição da Festa Literária das Periferias – Flup

Data: 12 a 22 de outubro
Locais: Vila Olímpica da Gamboa | Ação da Cidadania | Garagem Viação Reginas
Entrada Gratuita
Redes Sociais: @fluprj