Prédio comercial do Porto Maravilha vai virar residencial | Diário do Porto


Imóveis

Prédio comercial do Porto Maravilha vai virar residencial

Porto Maravilha terá prédio que foi de Assis Chateaubriand reformado para 140 apartamentos, próximo da Pedra do Sal, na Saúde

14 de julho de 2023

Porto Maravilha terá novo residencial em prédio reformado da rua Sacadura Cabral, na Saúde

Compartilhe essa notícia:


O Porto Maravilha terá em breve seu primeiro retrofit de prédio comercial para uso residencial. O edifício da rua Sacadura Cabral, 103, nas proximidades da Pedra do Sal, terá cerca de 140 apartamentos, distribuídos por seus dez andares. 

O prédio, que já foi a sede da Cedae e do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), foi comprado por uma construtora paulista, após passar quase dez anos em venda, sem encontrar interessados. A venda foi realizada pela empresa Sergio Castro Imóveis, que tem escritório na Região Portuária.

Com quase 10 mil metros quadrados de área, o edifício foi construído em estilo art déco e pertenceu a Assis Chateaubriand, o maior empresário brasileiro do setor de comunicação até os anos 60 do século passado. Ele fica na esquina da rua Tia Ciata, que dá acesso à Pedra do Sal, um dos locais em que o samba se originou no Rio de Janeiro.

A Pedra do Sal é também um dos acessos ao Morro da Conceição, charmoso trecho do Centro da cidade que ainda preserva sinais dos períodos do Império e da Colônia. O prédio, com fachada em linhas geométricas, apresenta aspecto de deterioração causada pelo longo período em que ficou sem ser ocupado.

O imóvel está na região do Porto Maravilha, que tem recebido intensos investimentos de construtoras de outros Estados, como a também paulista Cury e a mineira Emccamp

Porto Maravilha tem 8 lançamentos residenciais em dois anos

Este será o oitavo empreendimento residencial na Região Portuária em menos de dois anos, que atinge a marca de 6.128 novas unidades residenciais. Isso representa cerca de 16 mil novos moradores nos próximos anos – um aumento de mais de 50% em relação à população atual.

Dos sete empreendimentos lançados anteriormente no Porto Maravilha, três foram totalmente vendidos: Rio Wonder, Rio Energy e Pateo Nazareth, todos da Cury. Dois estão em obras e, o primeiro, o Rio Wonder, tem previsão de entrega da primeira torre até o fim deste ano.

O maior lançamento residencial já feito no Porto Maravilha ocorreu em agosto do ano passado, quando a construtora Emccamp apresentou o Porto Carioca, com 1.472 apartamentos, em cinco torres, próximas à Rodoviária do Rio, no Santo Cristo.


LEIA TAMBÉM:

Estado do Rio tem a temperatura mais baixa do Brasil

Circuito Ecológico Caminhos de Maricá vai para Pedra do Itaocaia

Festival de Curtas na Cinemateca do MAM celebra ator Flávio Migliaccio