Com espaços interativos e participação do público, o novo Museu Flamengo será inaugurado na última semana de julho, na sede da Gávea. O percurso no novo espaço abrange 14 áreas temáticas com histórias e memórias do futebol, remo, basquete e outras modalidades do Flamengo. O projeto é uma realização da MUDE, que criou 15 museus em sete países, entre eles os do River Plate, Benfica, Juventus e o da Conmebol.
Uma das seções terá a participação especial da torcida. O Hall do Manto destacará craques escolhidos em votação popular em ação conjunta com a TV Globo. Os perfis oficiais do Flamengo e de seu novo museu estarão engajados na ação, assim como a FlaTV. A atração estará aberta a partir do dia 27 de junho.
A votação está pode ser feita no site do Globo Esporte, e os torcedores terão até o dia 16 de julho para escolher seus jogadores.
LEIA TAMBÉM:
Circuito ‘Curta Itaocaia’ passa por fazenda histórica, em Maricá
Museu Nacional recebe fósseis do governo peruano para reforçar acervo
Ilha Fiscal reabre para visitas em julho
O “Manto Sagrado Rubro-Negro” foi um termo criado pelo jornalista e colunista esportivo Otelo Caçador, em 1954. Quase 50 anos depois, os torcedores poderão escolher as 11 camisas que irão compor a galeria inicial do Hall do Manto. E a partir de 2025, nos 130 anos do clube, o Museu irá destacar anualmente um grande craque para se juntar a essa galeria de ídolos que fizeram da camisa do Flamengo sua segunda pele.
“Tenho certeza de que vamos entregar aos rubro-negros do mundo inteiro e também aos turistas que visitam o Rio de Janeiro uma atração de nível internacional. O Museu Flamengo não apenas reverencia o passado como serve de inspiração para o futuro”, disse Rodolfo Landim, presidente do clube.
Memória preservada com muita tecnologia
O Museu Flamengo vai ocupar inicialmente uma área de 1.200 m² na sede da Gávea, com expansão prevista para 2.000 m². O espaço usará recursos interativos e soluções de Inteligência Artificial que tornarão a experiência dos visitantes ainda mais impactante. E essa experiência não se resume ao espaço na Gávea, uma vez que o futuro museu terá também um ambiente digital, por meio do qual os visitantes terão acesso a outros conteúdos e atrações.
Sob responsabilidade da vice-presidência de Patrimônio Histórico do Flamengo, o projeto do novo museu coroa o trabalho de pesquisa, organização e preservação da memória do clube que vem sendo realizado nos últimos anos.
Um Programa Socioeducativo será implementado ao museu, desenvolvido pelo Patrimônio Histórico do Flamengo em conjunto com a MUDE.