Memórias afetivas são tema de evento no Parque de São João Marcos | Diário do Porto


Programação

Memórias afetivas são tema de evento no Parque de São João Marcos

Parque Arqueológico de São João Marcos, em Rio Claro, convida público a conhecer experiências de museus comunitários

16 de maio de 2023

Entrada no Parque Arqueológico de São João Marcos, inaugurado em 2011, é gratuita (foto: divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Registrar e valorizar memórias afetivas de uma comunidade são tarefas que cabem também a museus, como o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, em Rio Claro, no Médio Paraíba. O espaço cultural vai realizar, no dia 20 de maio, a III Jornada de Museologia Social.

Na edição do evento deste ano, com programação das 10h às 16h, o Parque de São João de Marcos, espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro recebe os representantes do Museu Casa da Cultura de Aperibé, o diretor Marcelo da Cunha Hungria, e do Espaço Cultural Luciano Bastos, em Bom Jesus do Itabapoana, a diretora Claudia Martins Borges Bastos do Carmo. As duas localidades ficam na região norte do estado.

A intervenção artística, novidade na produção dos eventos de 2023, vivencia a memória afetiva marcossense. Uma performance teatral vai apresentar a personagem Maria, uma jovem poetisa na antiga cidade de São João Marcos prestes a ser desocupada. Enquanto organiza sua mala, ela se despede da casa onde mora escrevendo sobre a saudade. Na TV do Centro de Memória, será exibido o documentário ‘Seu Dedeco, cidadão de São João Marcos’.

Sobre o Parque de São João Marcos, em Rio Claro

Inaugurado em 2011, o Parque é um espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro, no Rio de Janeiro, mantido com o patrocínio da empresa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Instituto Cultural Cidade Viva é o parceiro na gestão-executiva do projeto.

Por intermédio da Superintendência de Museus, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, a III Jornada de Museologia Social será uma oportunidade de compartilhar o processo de criação desses museus comunitários, como o Parque de São João Marcos, que preservam, divulgam e refletem sobre suas histórias, personagens, identidades, saberes e fazeres.

SERVIÇO

III Jornada de Museologia Social
20 de maio de 2023
Das 10h às 16h
Entrada gratuita