A temporada de 2023 do CineSesc vai levar sessões gratuitas de cinema a nove cidades do Rio de Janeiro. Durante o mês de maio, o tema é “Narrativas do olhar”, e apresenta obras do Brasil, Japão e Estados Unidos.
Serão mais de cem sessões, ao longo deste mês, em 13 unidades do Sesc RJ, sendo quatro delas na capital (Copacabana, Madureira, Ramos e Tijuca). Na Região Metropolitana e no interior, o circuito passa por Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Barra Mansa, Campos, Nova Friburgo, Teresópolis, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, e no Teatro Rosinha de Valença.
Os longas em cartaz são First Cow – a primeira vaca (2021), No coração do mundo (2019), O funeral das rosas (1969), Última cidade (2020) e a animação Além da lenda – o filme (2022).
LEIA TAMBÉM:
Festas tradicionais, cerveja e maratona agitam Paraty em maio
Nova Orquestra homenageia Backstreet Boys no Rio
Nova Friburgo celebra 205 anos com Fri Festival
Um dos curadores da mostra, o analista de audiovisual do Sesc RJ Leandro Luz afirma que a ideia é estimular um debate sobre os diretores e suas capacidades de surpreender dentro dos gêneros cinematográficos. “No caso desta mostra, são filmes que manejam elementos ora da fantasia e da ficção científica, ora do faroeste, da aventura e do filme de assalto para fundar as bases de suas narrativas”, exemplificou.
Com foco em produções de diversos estilos e países que tiveram pouco destaque no circuito comercial brasileiro, o projeto CineSesc tem o objetivo também de propor uma reflexão a partir dos temas e de suas narrativas. A programação completa está disponível no site do Sesc RJ.