Uma das mais tradicionais da Região Serrana do Rio de Janeiro, a Festa do Colono Alemão de Petrópolis, Bauernfest, já deu início aos preparativos. Neste ano, a 34ª edição traz novidades: a ampliação para os distritos, que também vão se vestir de preto, vermelho e amarelo, para celebrar a colonização e os costumes germânicos presentes na cultura petropolitana.
A Bauernfest 2023 será realizada entre os dias 23 de junho e 9 de julho. Segundo o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, a intenção é que a festa chegue a lugares mais distantes do Centro Histórico.
Além do Palácio de Cristal e da Praça da Liberdade, pontos já tradicionais, os bairros de Cascatinha, Nogueira, Pedro do Rio e Posse, também estarão dentro da programação. Outros pontos que vão receber o evento são o Centro de Cultura Raul de Leoni e o Museu Casa do Colono, ponto turístico que retrata e preserva a identidade germânica em Petrópolis. Ao todo, serão mais de 200 atrações espalhadas por toda a cidade, entre apresentações de bandas tradicionais germânicas, grupos folclóricos de dança, corais, orquestras, teatro e recreação infantil.
LEIA TAMBÉM:
PUC-Rio incentiva projetos de inovação de seus alunos
Projeto Mercado Cultural Harmonia une cultura e economia criativa
Cais do Valongo terá memorial do povo afro-brasileiro
“Pensamos em uma programação que leve lazer e muito da tradição cultural germânica aos petropolitanos, visitantes e turistas, além de prestar homenagem aos colonizadores alemães que contribuíam para a fundação de Petrópolis”, ressaltou a presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu.
A Bauernfest é um evento consolidado no Brasil que atrai turistas para a Região Serrana. A festa é realizada no inverno, período de alta para o turismo e de baixas temperaturas no termômetro, o que ajuda a trazer o clima da Alemanha para Petrópolis. A gastronomia não deixa a desejar: barracas com comidas tradicionais, como salsichão, croquetes e sanduíche de pernil, acompanhados pelas cervejas artesanais locais.
“A Bauernfest ajuda a aquecer ainda mais o turismo neste período de alta temporada, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes e toda a cadeia produtiva ligada ao turismo. É um evento que traz alegria e cores para a nossa cidade, ao mesmo tempo que celebramos a nossa colonização”, frisou a secretária de Turismo, Sivia Guedon.
Na edição de 2022 – realizada fora de época, em agosto – foram comercializados 4.800 quilos de salsichão, 50 mil litros do chope oficial da festa e outros 14 mil de cervejarias artesanais de Petrópolis. A ocupação hoteleira chegou a 88,83% no 1º distrito, no último fim de semana de festa, de acordo com levantamento feito pelo Disque Turismo.