TCU atende Alerj em denúncia contra obras no S. Dumont | Diário do Porto


Economia

TCU atende Alerj em denúncia contra obras no S. Dumont

Medida do TCU resulta da denúncia da Alerj contra obras do Santos Dumont sobre a Baía da Guanabara. Ação pede cancelamento do edital de privatização

11 de janeiro de 2022

Prefeitura do Rio pediu para entrar no grupo de trabalho da licitação do Santos Dumont (foto: Reprodução da Internet)

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O Tribunal de Contas da União (TCU) requereu que a Secretaria Nacional de Aviação Civil (Snac) apresente justificativas para a autorização de obras de expansão do aeroporto Santos Dumont sobre áreas da Baía de Guanabara. A iniciativa faz parte do processo iniciado pela denúncia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), que solicitou o cancelamento da licitação do aeroporto.

O requerimento do TCU foi enviado a Ronei Saggioro Glanzmann, atual responsável pela Snac, órgão do Ministério da Infraestrutura. Entre outros itens, o ministro Walton Alencar Rodrigues, relator do processo, solicita que sejam explicadas as intervenções nas pistas do Santos Dumont que afetariam a baía, o que fere a Constituição do Estado do Rio e leis estaduais de proteção ambiental.

A intenção do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, é permitir que o futuro comprador do Santos Dumont realize obras que permitam sua expansão, inclusive operando voos internacionais. O presidente da Alerj, André Ceciliano, é contrário a isso, pois enfraquece o aeroporto internacional do Galeão, afetando toda a economia do Estado do Rio.

O TCU não atendeu ao pedido da Alerj de concessão de liminar, que suspenderia o processo de licitação até o julgamento final da denúncia. No entender do Tribunal, o edital final para o leilão do Santos Dumont só deve ser publicado após 20 de março, não havendo urgência para medidas liminares.

Para o presidente da Alerj, a interpelação do TCU ao Ministério da Infraestrutura, pedindo explicações ao secretário Ronei Saggioro Glanzmann é uma vitória do movimento de resistência ao modelo de privatização do Santos Dumont. Ceciliano faz questão de dizer que não é contra a concessão desse aeroporto, mas desde que a mesma não prejudique os interesses do Estado do Rio, que precisa do hub aéreo do Galeão.

Promessa de metrô não resolve o problema

Além da Alerj, o prefeito Eduardo Paes, o senador Carlos Portinho e o governador Cláudio Castro também já anunciaram que pretendem tomar medidas contra o modelo de privatização do Santos Dumont. Castro pretende ter uma última conversa nesta semana com o presidente da República, Jair Bolsonaro, antes de anunciar sua decisão.

Para tentar diminuir os prejuízos ao Estado do Rio, o Ministério da Infraestrutura vem acenando com promessas de construção de uma linha de metrô, ligando o Santos Dumont ao Galeão. Porém isso não resolve o problema, pois, além de ser algo em longo prazo e sem garantias de execução, estudos técnicos apontam a necessidade de concentrar voos nacionais num mesmo aeroporto para que esse alimente linhas internacionais. Esse é o modelo realizado pelo Governo de Minas nos últimos 20 anos, construindo com sucesso o hub aéreo do aeroporto de Confins.


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