O modelo de pagamento inédito no VLT Carioca é inédito. Aposta na prestação de um bom serviço aliado à fiscalização baseada na orientação. O sistema tem se provado um sucesso entre cariocas e visitantes, deixando os pessimistas falando sozinhos. A passagem custa R$ 3,80 e não há catracas ou cobradores. Cada usuário deve embarcar com seu cartão e validá-lo eletronicamente no interior do bondinho.
Nada será como antes no Centro do Rio. Símbolo maior da mudança na mobilidade do Rio de Janeiro em função dos Jogos Olímpicos, o charmoso VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) está em operação desde junho de 2016. Faz a conexão com todos os meios de transporte público que levam ao Centro do Rio e agiliza o deslocamento de quem trabalha, visita ou mora na área central da cidade.
O sistema se conecta a terminais de ônibus, metrô, trens (SuperVia) e barcas, além do Porto do Rio, Aeroporto Santos Dumont e Rodoviária Novo Rio. E passa colado às principais atrações turísticas e de lazer do Centro e do Porto Maravilha: o centro histórico, museus, teatros, bares, restaurantes, hotéis, prédios comerciais e casas de shows nos bairros da Gamboa, Santo Cristo, Saúde e Centro. O entorno do traçado do VLT compreende também o berço de uma das mais expressivas manifestações culturais do Rio: o samba.
Atualmente, há duas linhas, 23 paradas e três estações em operação, com uma frota de 32 composições. Sem catracas, o VLT Carioca inaugurou uma relação de confiança com o usuário ao incentivar o pagamento de forma espontânea no interior dos veículos. Sem fiação aérea, o sistema reafirma o compromisso do Rio com a preservação do cenário urbano e a inovação tecnológica. O VLT Carioca interliga a região portuária ao centro financeiro da cidade de uma forma mais rápida, segura e sustentável.
Acessibilidade
As estações e paradas do Veículo Leve sobre Trilhos ficam a cerca de 20 centímetros de altura, niveladas com as composições, e são dotadas de rampas suaves e antiderrapantes que facilitam o acesso de pessoas com deficiência. Cada plataforma dispõe de acessos nas extremidades e é dotada em toda sua extensão de linha de piso podotátil, faixas em alto relevo que facilitam a locomoção de pessoas com deficiência visual.
Internamente, todas as composições contam com local específico para cadeirantes. Sinalização, validadores e acionamento de portas estão sempre em alcance adequado.
Viés sustentável
Integrado à operação urbana Porto Maravilha, o VLT Carioca é um modelo sustentável de transporte. Movido a eletricidade, ele preserva a identidade do Rio ao oferecer a opção de Alimentação Pelo Solo (APS), com energia captada por meio de um terceiro trilho instalado entre os trilhos de rolamento do veículo, dispensando o uso de fiação aérea (catenárias). Confira o mapa do VLT Carioca: